Falar em direitos das crianças e dos adolescentes nos faz pensar imediatamente em saúde, alimentação, educação, moradia... Poucas vezes pensamos também em lazer e cultura, dois aspectos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O ApadrinhARTE tem como foco oferecer aos mais de 8.300 jovens acolhidos no Estado oportunidades para frequentar eventos culturais – como cinemas, teatros, museus e shows –, além de bolsas em cursos de teatro, música, dança e pintura etc. A ideia central é fomentar a inserção de crianças e adolescentes residentes em casas de acolhimento e internados em unidades da Fundação Casa, em espaços de elaboração e propagação de arte e cultura.
Pessoas físicas e jurídicas interessadas podem oferecer ingressos, meios de transporte e alimentação necessários para que crianças e adolescentes de determinada cidade ou região de grandes cidades, frequentem ambientes artísticos. Por exemplo: sessões de cinemas, peças de teatro, apresentações musicais, espetáculos de dança, rodas de leitura, exposições de quadros, fotos, esculturas, arte de rua, saraus e oficinas.
Também podem oferecer cursos voltados ao ensino das artes (e material didático, quando necessário), de modo que sejam não apenas espectadores, mas os próprios agentes da produção artística, se assim desejarem.
Pessoas e empresas interessadas devem enviar e-mail para apadrinharte@tjsp.jus.br, indicando:
Além de dever dos Serviços de Acolhimento Institucional, previsto no item 85 das Orientações Técnicas, incentivar e facilitar a oportunidade de participação em eventos culturais, possibilita a interação e o desenvolvimento de habilidades artísticas, contribuindo para a formação das crianças e adolescentes em situação de acolhimento ou em conflito com a lei.
Download de cartaz com orientações para as casas de acolhimento: Cartaz Digital