O Portal da Memória agrega conteúdos sobre a história do Tribunal de Justiça de São Paulo, inaugurado em 3 de fevereiro de 1874, e de seu Patrimônio Cultural.
Na página História do TJSP, o visitante tem acesso a uma breve história do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça e de algumas de suas Comarcas. Também pode conhecer os símbolos e personalidades importantes do Poder Judiciário paulista na Galeria de Presidentes, nas Galerias dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, no Livro dos Desembargadores, na Memória da Magistratura e no Patronato.
Com as páginas do Palácio da Justiça, do Museu, do Arquivo, da Biblioteca, do Repositório de Memória, o Tribunal de Justiça de São Paulo contribui para a promoção da cidadania por meio do acesso e da difusão de seu Patrimônio arquivístico, bibliográfico, museológico, histórico e cultural, que é também nacional.
No menu inicial, há ainda acesso às páginas da Comissão de Gestão de Memória, da Agenda 150 Anos, do Dia da Memória, do Visite o TJSP, do Proname/CNJ e de Destaques com as notícias de interesse na área.
O Portal da Memória do TJSP venceu o “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, na Categoria I - Especial, subcategoria Justiça Eleitoral, na edição de 2022, que teve como tema o “Portal da Memória”.