Magistrados paulistas prestigiam o 5º Fórum Fundiário Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça

Evento realizado em Palmas (TO).
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo participou, na sexta-feira (26), do 5º Fórum Fundiário Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça, realizado em Palmas (TO), um dia após o encerramento do 93º Encoge, também sediado pelo Tribunal de Justiça de Tocantins. O corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, prestigiou os debates sobre regularização fundiária, que foram conduzidos pela corregedora-geral de Tocantins e presidente eleita do Fórum, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. Pelo TJSP, também participaram os juízes assessores da CGJ Camila de Jesus Mello Gonçalves, Ricardo Felício Scaff e José Marcelo Tossi Silva.
Ao longo do dia, foram realizadas oficinas com boas práticas fundiárias nas regiões Norte, Nordeste e no Centro-Sul do país, além de palestra sobre o papel das Corregedorias na regularização fundiária das favelas, ministrada pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Carolina Ranzolin Nerbass. “O Brasil possui mais de dez mil favelas; nesses assentamentos irregulares vivem mais de 16 milhões de pessoas e isso equivale a 8% da população brasileira. É extremamente importante esse assunto estar sempre em pauta”, destacou a magistrada.
Ao final do evento, os magistrados divulgaram a Carta de Palmas, com 20 enunciados aprovados após debates e deliberações, incluindo temas relacionados às disposições legais da regularização fundiária trazidas pela Lei Federal nº 13.465/17; estímulo ao uso da conciliação e mediação em litígios fundiários; compromisso para maior aproximação das Corregedorias com o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Periferias; entre outros. Confira a íntegra aqui. A 6ª edição do fórum será em novembro, em Manaus (AM). 
 
Eleição – Além da presidente Maysa Vendramini Rosal, também foram eleitos a vice-presidente do Fórum, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade (TJSE), e os juízes integrantes do conselho consultivo, Ticiany Gedeon Maciel Palácio (TJMA), Indira Fábia dos Santos Meireles (TJBA), Douglas Lima da Guia (TJMA) e Wellington Magalhães (TJTO).
 
*Com informações do TJTO
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / TJTO (fotos)
  
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP