Semana Nacional da Conciliação alcança 90% de acordos no Parque da Água Branca

        A  10ª Semana Nacional da Conciliação (Senacon) terminou hoje (27). Desde segunda-feira, tribunais de todo o País promovem mutirões em busca de acordos na solução de conflitos, incentivando, assim, a cultura da paz. Em uma tenda montada especialmente para o evento no Parque da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, concentraram-se as sessões de conciliação pré-processuais da Capital.

        O sucesso da 10ª edição pode ser constatado pelos números relacionados aos atendimentos no parque:

        - 1.060 sessões realizadas

        - 2.369 pessoas atendidas

        - 955 acordos

        - índice de 90% de conciliações

        - movimentação de R$ 2,9 milhões.

        Hoje concentraram-se os casos envolvendo Direito do Consumidor, com a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Itaú, Santander e Sabesp. As partes receberam carta-convite e tiveram oportunidade de resolver suas pendências. Também foram atendidos os interessados em regularizar união estável ou divórcio.

        Francisco*, que é comerciante, resolveu sua situação com a CDHU. Ele possui um apartamento financiado e estava com as prestações atrasadas há dez anos. Na conciliação, conseguiu refinanciamento da dívida e parcelamento do saldo devedor em 160 vezes. “Vou dormir tranquilo. Sem dúvida esse serviço é o melhor que inventaram para resolver esse tipo de situação, de maneira rápida e com segurança”, disse.

        A demanda de dona Zilda* envolvia uma pendência com o banco. Ela tinha uma dívida de R$ 11 mil e conseguiu parcelamento em 73 vezes, com prestações que cabiam no bolso. “Saio daqui muito feliz”, afirmou.

        Também saíram satisfeitos Renato e Sonia*. Eles foram casados por dez anos e já estão separados há 25. “Ontem minha irmã ouviu no rádio uma notícia sobre o mutirão e me avisou. Aproveitei a oportunidade e liguei para Sonia”, disse Renato. “O atendimento foi nota dez, estou muito satisfeito”, relatou.

        No Estado de São Paulo, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini,  designou uma comissão organizadora para a 10ª Semana Nacional da Conciliação: o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec),  desembargador José Roberto Neves Amorim; o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Central, Ricardo Pereira Júnior; e a coordenadora de Apoio Administrativo e membro do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas. “O sucesso da Semana Nacional da Conciliação revela sua importância para o cidadão, que procura solução rápida para o conflito”, destacou o desembargador Neves Amorim. Maria Cristina afirmou: “Esse evento também é uma maneira de mostrar às pessoas o trabalho realizado continuamente nos Cejuscs. Basta procurar a unidade mais próxima da residência para resolver os conflitos de forma ágil”.

        O evento no Parque foi organizado pelo TJSP e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que dividiram o espaço da grande tenda. Contou com as parcerias do Governo do Estado de São Paulo,  Prefeitura de São Paulo,  Polícia Militar, Fiesp/Sesi, Sabesp, Vivo, Metrô, empresa de Informática IT2B. O Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC) esteve presente em todos os dias, com a distribuição de cartilhas informativas e auxílio à brinquedoteca do local.

        Os resultados da Senacon no Estado de São Paulo serão divulgados na próxima semana.

 

        * nomes fictícios para preservar as partes

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP