Fórum de Presidente Prudente recebe último mutirão do Imesc do ano
Maior número de perícias da atual gestão da CGJ.
A Comarca de Presidente Prudente recebeu, ontem (21) e hoje (22), mutirão de medicina legal realizado pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. A ação conjunta, intermediada pela Corregedoria Geral da Justiça junto à Secretaria de Justiça e Cidadania, agiliza os processos e garante uma avaliação técnica precisa. Este foi o maior mutirão da gestão do desembargador Francisco Eduardo Loureiro à frente da CGJ, com 841 atendimentos de pessoas previamente intimadas pelo Judiciário, contemplando toda a 5ª Região Administrativa e Judiciária (RAJ) – Presidente Prudente.
As perícias foram conduzidas por oito médicos especialistas para avaliação de interdição, insanidade mental, dependência toxicológica, readaptação, demandas previdenciárias e acidentárias, DPVAT, entre outras. Aqueles que não conseguiram se deslocar até o local foram atendidos em sistema drive-thru, nas ambulâncias e veículos estacionados em pontos estratégicos.
“A iniciativa contribui para o acesso da população aos serviços prestados pelo Judiciário paulista pois permite uma rápida solução do processo”, destaca o juiz diretor da 5ª RAJ, Antonio Roberto Sylla, que representou o corregedor-geral da Justiça na ocasião. Para o juiz diretor do Fórum de Presidente Prudente, José Wagner Parrão Molina, é muito positivo quando a Justiça apresenta algo em prol do jurisdicionado. “Trabalhamos junto à CGJ para que as varas fizessem contato prévio com as partes, esclarecendo sobre a importância da presença delas. Por isso tivemos um número expressivo de comparecimento, o que foi muito bom para as 34 cidades que fazem parte RAJ e fez deste o maior mutirão do ano até o momento.” O superintendente do Imesc, coronel Edilson José da Costa, também acompanhou os trabalhos.
Este foi o último mutirão de 2024. Ao longo do ano, foram realizados atendimentos nas comarcas de Santos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Sorocaba e Campinas, além do Fórum Hely Lopes Meirelles e do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda).
Confira as datas dos mutirões de 2025:
Bauru: 30 e 31 de janeiro
Registro: 20 e 21 de fevereiro
Guarulhos: 20 e 21 de março
Assis e Marília: 10 e 11 de abril
Capital (Fórum João Mendes Júnior): 5 e 6 de junho
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: