Eleita nova diretoria.
Integrantes do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Brasil (Cocevid) se reuniram hoje (5) pela manhã, em São Paulo, para eleição da nova diretoria. Participaram do encontro a coordenadora de São Paulo, desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, e também integrante da Comesp, juíza Teresa Cristina Cabral Santana. Na ocasião, f?oi eleita a nova diretoria do Cocevid: as desembargadoras Salete Silva Samariva (SC), como presidente; Eva Evangelista de Araújo Souza (AC), como vice-presidente; Nagila Maria Sales Brito (BA), secretária; Angela Maria Moraes Salazar (MA), secretária-adjunta; o desembargador José James Gomes Pereira (PI), tesoureiro; e a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (GO), como tesoureira-adjunta.
A atual coordenadora do Cocevid, desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal do Mato Grosso, destacou a importância da atuação do Colégio, que procura ser o elo entre o Conselho Nacional de Justiça e o Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência e Familiar Contra a Mulher (Fonavid), cujo encontro ocorre ao longo desta semana, também em São Paulo. “Havia um hiato: o CNJ atua por meio da Comissão de Acesso à Justiça, que cuida das coordenadorias e, de outro lado, há a atuação do Fonavid, com os juízes titulares das varas. Criamos o Colégio para que as ações estaduais das coordenadorias pudessem ser mais uniformes e para ganharmos força em nossos pleitos”, contou.
A magistrada também destacou que o Cocevid procura contemplar todas as? regiões do Brasil em sua diretoria, para que seja possível debater as especificidades de cada lugar e auxiliar na solução de demandas. O primeiro encontro organizado pelo Cocevid aconteceu em Cuiabá, em setembro, e as coordenadorias de cada tribunal apresentaram os trabalhos realizados em seus respectivos estados.
Comunicação Social TJSP – CA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br?