Ferramenta agiliza atendimento a mulheres com medidas protetivas.
Em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo lançou ontem (27), vídeo para divulgação do aplicativo SOS Mulher, ferramenta que possibilita que vítimas com medidas protetivas concedidas pelo TJSP possam solicitar ajuda apenas apertando um botão no celular. Com a hashtag #juntosomosmaisfortes, a campanha pede o apoio da população para compartilhar o vídeo, disponível no Youtube, a fim de alcançar o máximo de pessoas possíveis.
Para a Polícia Militar, que desenvolveu a ferramenta, o compartilhamento do vídeo é uma maneira eficaz de apoiar o combate à violência doméstica, especialmente em tempos de isolamento social. Além disso, o banco de dados do órgão conta com o cadastro de aproximadamente 250 mil medidas protetivas concedidas pelo TJSP, mas somente 10 mil cadastros efetivados no aplicativo SOS Mulher.
O acesso ao socorro pelo aplicativo se dá em três passos simples. Primeiro, é necessário ter medida protetiva concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo; com a medida válida, é só instalar a ferramenta disponível para download para IOS e Android e realizar cadastro dos dados pessoais. Clique aqui para compartilhar o vídeo SOS Mulher e apoiar o combate à violência doméstica. Juntos somos mais fortes.
Funcionamento – Os usuários cadastrados podem pedir ajuda sempre que estiverem em perigo. Para isso, é preciso apertar o botão disponível na ferramenta por cinco segundos. Automaticamente é gerada uma ocorrência de risco à integridade física pelos Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o Estado.
Após a chegada da equipe policial, é essencial que o usuário apresente a decisão do juiz, comprovando o descumprimento da medida protetiva e as providências decorrentes.
Comunicação Social TJSP – TM (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br