Ação visa combater violência de gênero.
Com o objetivo de alcançar o maior número possível de mulheres que buscam informações sobre violência de gênero, o Tribunal de Justiça de São Paulo lançou três vídeos que abordam os diversos tipos de violência (física, patrimonial e emocional) e falam sobre como e onde procurar ajuda. Para atingir as pessoas que necessitam desse material, o TJSP conta com a ajuda dos usuários para que compartilhem os vídeos, que têm duração de até um minuto. A divulgação nas redes sociais tem as hashtags mais utilizadas, entre elas #RelacionamentoAbusivo, #JuntasSomosMaisFortes e #NãoseCale. O slogan que dá nome à série de vídeos está no fechamento de todos os filmes: Não permita. Você não está sozinha!
Confira os vídeos:
Vídeo 1 – Ciclo da violência
Vídeo 2 – Medidas Protetivas
Vídeo 3 – Violência Patrimonial / Dependência financeira
Os roteiros foram baseados em histórias de mulheres que buscam informações nas redes sociais. De acordo com a pesquisa “A voz das redes”, divulgada pelo Instituto Avon em 2018, 80% das mulheres recorreram ao anonimato (perfis falsos) para denunciar a violência que sofreram. No período de três anos da pesquisa (2015 a 2017), o número de menções a violência cresceu 211% e os grupos de suporte e apoio na rede aumentaram 176%.
Os vídeos têm a participação de duas juízas especialistas na área de Violência Doméstica e Familiar: Camila de Jesus Mello Gonçalves, da Vara da Região Norte de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp). Foram idealizados pela Diretoria de Comunicação Social do TJSP e gravados com o apoio de uma produtora de conteúdo audiovisual.
Neste ano, novas produções voltadas ao combate da violência de gênero serão divulgadas pelo TJSP.
OBS: Acesso aos vídeos pelo site do TJSP
http://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=60052&pagina=49
Comunicação Social TJSP – AA e CA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br