COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: magistrada paulista fala sobre jogo virtual voltado ao combate da violência doméstica

Afiliada da Rede Globo abordou tema.

O telejornal Fronteira Notícias 1ª Edição, da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo, veiculou ontem (26) matéria sobre projeto que utiliza um jogo virtual para identificar sinais e enfrentar a situação da violência doméstica – o Mobi Game. A iniciativa é de um grupo voluntário de mulheres, do qual faz parte a juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara de Adamantina.

”É um instrumento que, no momento de isolamento social, afigurou-se inovador”, afirmou a magistrada à repórter Mariane Santos. “O game pode ser extremamente útil, tanto para fins de prevenção e construção de nova cultura social, como também de repressão, indicando os meios de tutela, como a polícia.” A juíza também destacou que a preocupação do Judiciário é a construção de novas formas de enfretamento da violência.



Mobi Game – a startup Arbache Innovations, signatária do Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres, e o Coletivo HubMulher criaram o jogo, com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de outras instituições. O desenvolvimento contou com orientações da juíza paulista Ruth Duarte Menegatti. O game aborda cinco tipos de violência – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial – a partir da história de duas personagens: Penha está em uma relação violenta com o namorado, Zé, e a amiga, Luana, quer ajudá-la. O game ensina as pessoas, de uma forma didática, a ouvir e amparar as vítimas. Lança desafios com perguntas diretas para o jogador, que escolhe como cada uma deve agir diante das situações apresentadas.

Para jogar gratuitamente do celular ou do computador, basta acessar este link e preencher um cadastro.



Comunicação Social TJSP – SB (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP