Comunicação Social

Notícia

26ª CJ – Assis recebe visita telepresencial Memória TJSP

Encontro preserva a história do Poder Judiciário. 
 
A visita telepresencial “Memória TJSP” homenageou, nesta sexta-feira (2), a 26ª Circunscrição Judiciária (CJ) - Assis. A iniciativa, que está em sua terceira temporada, reúne conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para rememorar acontecimentos e difundir o patrimônio cultural do TJSP, que em fevereiro completou 150 anos. O evento teve a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, que judicou na região. 
Junto ao presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, e ao juiz integrante da Comissão e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), Carlos Alexandre Böttcher, Francisco Loureiro abriu os trabalhos. “O TJSP tem uma história linda, que deve ser lembrada. Esse tipo de evento engrandece a todos e fortalece a sensação de pertencimento”, afirmou o corregedor-geral da Justiça. O desembargador Octavio Machado de Barros destacou que “a iniciativa aproxima juízes, promotores, advogados e servidores da história das comarcas”.  
Na sequência, os participantes assistiram a vídeos sobre a origem do Judiciário brasileiro, do TJSP e o sesquicentenário da Justiça paulista. Após, a visita se dedicou à Comarca de Assis, com participação da juíza diretora do Fórum, Mônica Tucunduva Spera Manfio. “Nasci e estudei aqui até os meus 16 anos. Depois, tive a grata oportunidade de voltar como juíza. É uma honra resgatar as nossas raízes e fazer parte da história da comarca e do TJSP, o qual tenho orgulho de pertencer.” 
O coordenador da 26ª CJ, desembargador José Carlos Ferreira Alves, falou da satisfação em participar do evento, especialmente por já ter recebido Título de Cidadão Assisense.  “Todos ficarão maravilhados com nosso fórum e tudo o que aqui acontece”, disse, antecipando o conteúdo do vídeo produzido em parceria com o Museu.  
A apresentação exibiu as origens do município, personalidades e edifícios. Também mostrou o Fórum “Dr. José Claudino de Oliveira Dias” e os eventos e campanhas promovidos ali. Ao final, houve homenagem ao corregedor-geral da Justiça, que atuou na região no começo de sua carreira. “Foi uma época muito feliz da minha vida. A região é linda, de terra roxa, banhada pelo rio Paranapanema e muito rica. Só deixou boas lembranças”, agradeceu o desembargador Francisco Eduardo Loureiro.  
Em seguida, o vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, realçou a hospitalidade e prosperidade de Assis. “Não é exagero afirmar que a comarca transforma, conquista e acolhe.”  
O coordenador adjunto da 56ª CJ, desembargador Walter Piva Rodrigues, e o desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan também falaram da relação de afeto com a cidade. Integram a CJ as comarcas de Cândido Mota, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista e Quatá. 
Prestigiaram a solenidade os juízes de Assis Adilson Russo de Moraes (3ª Vara Cível), Adugar Quirino do Nascimento Souza Junior (1ª Vara Criminal), Arnaldo Luiz Zasso Valderrama (3ª Vara Criminal) e Silvana Cristina Bonifácio Souza (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal); o juiz da Vara de Quatá, Victor Gavazzi Cesar; e o juiz da 1ª Vara de Cândido Mota, Henrique Ramos Sorgi Macedo.  
A próxima comarca homenageada será a 34ª CJ, com sede em Piracicaba. As inscrições podem ser feitas neste link. Confira a programação completa aqui
 
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.    
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (prints) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP