Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: adoção por entrega voluntária é tema de reportagem do SBT News

Quase mil casos em São Paulo.
 
A adoção por entrega voluntária foi tema de reportagem do SBT News veiculada ontem (15). A matéria informou que, no Brasil, mais de cinco mil recém-nascidos foram entregues voluntariamente entre 2020 e 2023, sendo quase mil no estado de São Paulo, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
À reportagem, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Osasco, Samuel Karasin, afirma que muitas, vezes, a gravidez não é desejada e pode prejudicar tanto a mãe quanto a criança. “Essa mulher não está abandonando, ela está enfrentando inúmeros obstáculos para realizar talvez o ato mais difícil da vida dela, mas um ato que ela faz em prol de uma criança”, explica. 
O SBT News destaca que a entrega voluntária preserva a dignidade da mãe e da criança, e, longe de ser um ato de abandono, é uma demonstração de amor. Também explica os trâmites para a entrega voluntária. “Há 15 anos, a mulher gestante ou aquela que acabou de dar à luz tem direito a entregar voluntariamente a criança para adoção. Mas foi a partir de 2017 que a lei garantiu atendimento jurídico e psicológico para que ela possa escolher entre exercer ou não a maternidade de forma livre e sem constrangimento”, informa a reportagem.
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LF (arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP