TJSP instala 16ª Vara Cível e Unidades de Processamento Judicial em Santo Amaro
Aprimoramento dos serviços no maior Foro Regional da capital.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (29), a 16ª Vara Cível e duas Unidades de Processamento Judicial (UPJs) no Foro Regional de Santo Amaro, que unifica da 1ª a 3ª e da 4ª a 6ª Varas da Família e das Sucessões. A solenidade, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, contou com a presença de representantes do Judiciário paulista, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia e muitos servidores, que lotaram o hall de entrada do fórum.
No Foro Regional de Santo Amaro, o maior da cidade de São Paulo, tramitam 135,3 mil processos nas varas cíveis e 46,6 mil nas varas de Família e das Sucessões. A 16ª Vara Cível está sob o comando dos juízes Cláudia Longobardi Campana e Claudio Salvetti D’Angelo. Já as duas UPJs instaladas são correicionadas pelas juízas Alena Cotrim Bizzarro e Juliana Morais Bicudo.
Durante a cerimônia, magistrados e representantes de instituições discursaram, levando em consideração o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. Primeira a fazer uso da palavra, a juíza diretora do Foro Regional II – Santo Amaro, Fabiana Feher Recasens, desejou boa sorte aos magistrados que encabeçam os trabalhos e elogiou a integração dos servidores. “As UPJs abrigarão quase 30 mil processos, o que trará muitos benefícios para os jurisdicionados. Também buscávamos a 16ª Vara Cível, pois nosso volume processual cresce 30% ao ano. Tenho certeza de que tudo isso resultará em mais agilidade.”
O presidente da 102ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Santo Amaro, Alexandre Fanti Correia, representando também a presidente da OAB SP, salientou que as instalações facilitam o acesso à Justiça. “Grande parte do crescimento econômico de São Paulo passa por Santo Amaro, o que reflete no crescimento das demandas judiciais. Saúdo todos os magistrados pela iniciativa e trabalhos realizados no estado, especialmente aos nossos santamarenses”. Em nome da Apamagis, o presidente da Associação Paulista dos Magistrados, juiz Thiago Elias Massad, realçou que o “Tribunal de Justiça de São Paulo sempre está atento às necessidades dos colegas do Ministério Público, da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e dos jurisdicionados. É sensível, ouve e atende ao necessário”.
Ao encerrar a solenidade, o presidente Fernando Torres Garcia ressaltou que as novas unidades miram a melhoria dos serviços públicos. “A 16ª Vara Cível era absolutamente necessária. O objetivo dos magistrados e da direção do Tribunal de Justiça é a prestação jurisdicional com eficiência e qualidade. O brasileiro de São Paulo tem que ser bem atendido”, disse. Ele também reforçou as UPJs como política institucional do Judiciário paulista. “Já temos 52 unidades instaladas. Estamos transformando aquele antigo padrão de varas e cartórios, e em todo o estado teremos a unificação de cartórios da mesma competência.”
Aproveitando a oportunidade e a presença dos magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e servidores, o presidente garantiu que a implantação do eproc ocorrerá de maneira tranquila e com portas abertas. “Já conversamos com todos os líderes das instituições do sistema de Justiça porque juntos faremos esse trabalho de instalação, que melhorará o trabalho para todos nós, mas com fulcro no jurisdicionado. É para ele que estamos preparando uma melhoria do serviço judiciário”, declarou.
Antes do evento, o presidente visitou as instalações da 16ª Vara Cível e das duas UPJs instaladas acompanhado pela juíza diretora e juízes do Foro Regional de Santo Amaro.
Prestigiaram a cerimônia o subdefensor público-geral do Estado de São Paulo, João Felippe Belém de Gouvêa Reis, representando a defensora pública-geral; a desembargadora Ana Paula Zomer; os juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil) e Roger Benites Pellicani (Jurisdicional); o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o chefe da assessoria policial civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador; magistrados, integrantes do sistema de Justiça e servidores.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp