Comunicação Social

Notícia

TJSP lança manual SAJ/PG5

Para padronizar o trabalho, agilizar os procedimentos e melhorar a prestação jurisdicional, Tribunal inova com instruções práticas

        Depois de lançar no último ano apostilas de orientação para juntadas de petições, atendimento ao balcão, publicação de atos, organização de processos, expedição de certidões, ofícios, mandados de prisão e de busca ou apreensão, o Tribunal de Justiça de São Paulo, pela primeira vez, lança um manual que ensina passo a passo como o servidor deve manusear o Sistema SAJ/PG5 e o correto recebimento de processos, remessa de processos em carga, anotações e alterações do cadastro no sistema, movimentação de processos (unitária ou em lote), consulta de processos, pendências e prazos, remessa ao Diário de Justiça Eletrônico, cadastro de despacho e sentenças, emissão de expedientes (mandados, ofícios e cartas) e extinção e arquivamento de processos.

        Elaborado pelo Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça (Cetra) e Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos (SPRH), com a colaboração da equipe do Grupo de Apoio à Unidade Judiciária (GAUJ), o inovador manual – que está disponibilizado na intranet no ícone CETRA – não é apenas um acervo de códigos para inserção no sistema SAJ. O usuário tem em mãos praticidade que o levará à célere instrumentalização dos autos.

        Segundo Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, o Manual SAJ/PG5 ”facilita o trabalho do servidor porque traz o ‘beabá’ do trabalho do dia a dia. São setas indicativas que levam ao local pretendido. Por exemplo, qual o código do requerente? Do requerido?”, diz o responsável pelo Cetra.

Outra finalidade importante do novo manual é o preparo dos novos servidores. Em pouco tempo, o novato será tão expert quanto o servidor mais antigo.

        O Tribunal de Justiça já prepara outras duas apostilas. Em breve sairão a de “Cálculos e Custas Judiciais” e a de “Juizados”.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / SG (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP