Comunicação Social

Notícia

Congresso jurídico homenageia presidente do TJSP

        O VI Congresso Jurídico do Norte Paulista, realizado pela coordenação do curso de Direito do Centro Universitário Unifafibe, em Bebedouro, na última quinta feira (21), além de servir para atualizar os alunos sobre questões relativas ao direito do consumidor, homenageou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, que falou sobre o “TJSP e o Futuro do Acesso à Justiça”.

        Na abertura, o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, saudou o homenageado, em mesa formada pelo prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão Moura, pela reitora do Centro Universitário Unifafibe, Iná Izabel Faria Soares de Oliveira, pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Newton de Lucca, pelo desembargador do TRF 4ª Região Rogério Favreto e pelo presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) Roque Antonio Mesquita de Oliveira.

        O congresso que durou dois dias, teve início com a palestra, "As atualizações no Código do Consumidor referentes ao Comércio Eletrônico", proferida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Newton de Lucca. Vários outros temas também fizeram parte das exposições, entre eles, “Direito Processual Coletivo na Proposta de Reforma do Código de Defesa do Consumidor (PLS nº 282/12)”; “Aspectos do Contrato Eletrônico", proferida pelo desembargador Ênio Santarelli Zuliani; “A Responsabilidade Civil no Código do Consumidor”, pelo desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; “Superendividamento na Proposta de Reforma do Código de Defesa do Consumidor (PLS n° 283/12)”, pelo professor Arthur Mendes Lobo; "Conciliação e Mediação no Processo Civil", pelo desembargador Alexandre Freitas Câmara. O encerramento coube à Ada Pellegrini Grinover, doutora honoris causa pela Universidade de Milão.

        Na presença do desembargador Álvaro Augusto dos Passos, do juiz diretor do fórum de São José do Rio Preto e diretor da 8ª Região Administrativa Judiciário, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues e dos juízes Angel Torres Castroviejo (diretor do fórum de Bebedouro), Neyton Fantoni Júnior, Amilcar Gomes da Silva e Hermano Flávio Montanini de Castro, Antonio Carlos Ribeiro Freitas (diretor do fórum de Catanduva); Carlos Fakiani Macatti, Luiz Antonio Dela Marta, Mônica Senise Ferreira de Camargo (de Barretos) e acompanhado pelos juízes assessores da Presidência, Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e Marcelo Lopes Theodosio e pelo secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar, entre outros, o presidente Sartori falou sobre as questões primordiais de administração e gestão que auxiliam no acesso à Justiça, já que seus reflexos implicam em melhoria nas condições de trabalho e atendimento.

        Como a fala do presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, durante sessão do CNJ, estava na pauta do dia, o presidente Sartori não se furtou a manifestar sua opinião. “Com todo o respeito que tenho pelo ministro, não concordo com a generalização.” Sobre a relação magistrado e advogado, Ivan Sartori foi enfático: “existe uma relação saudável, todos trabalham em prol do jurisdicionado”.

        O juiz da 1ª Vara de Bebedouro, Neyton Fantoni Junior, que presidiu a mesa da conferência do presidente Sartori, disse que não conhecia pessoalmente o presidente do TJSP, mas observando-o, de perto, notou duas características em sua personalidade. A primeira é que mesmo alçado ao cargo máximo no Judiciário paulista Ivan Sartori não perdeu a simplicidade, “característica de pessoas que não tem medo de gente”. A segunda, é que ele não se deixa dominar pelo lado negativo das questões. “Demonstra que crise se enfrenta com coragem, elegância e profissionalismo. Crise se resolve com diálogo.” Segundo o juiz, a admiração, o prestígio e o carinho que o presidente conquistou advêm dessas características de sua personalidade.

        
        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP