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Os planos da Secretaria de Administração

        Trabalhar na gestão dos 673 prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo; gerenciar contratos de aquisição de materiais e serviços imprescindíveis para o funcionamento do Judiciário; executar projetos de ocupação e obras de engenharia; transportar pessoas e processos; cuidar da segurança dos fóruns de todo o Estado. Estas são algumas das atividades da Secretaria de Administração do TJSP, conhecida como SAD.

        Para executar todo esse trabalho, o secretário Sylvio Roberto Ricchetti conta com uma grande equipe, que forma a maior secretaria do Tribunal: são 1.953 servidores e mais 8 mil terceirizados (vigilância, limpeza e transporte, entre outros). “A SAD é dividida em quatro diretorias: Gestão de Locais de Trabalho (SAD 1); Manutenção Predial (SAD 2); Atividade de Apoio e Transporte (SAD 3) e Segurança Patrimonial (SAD 4). Cada diretor está à frente de um número enorme de funcionários, cuja dedicação é fundamental para o sucesso do trabalho”, diz Ricchetti.

        A SAD 1 é a responsável pela área de engenharia. O departamento tem em andamento um grande projeto chamado “Fórum São Paulo”. “Com ele está prevista a construção de mais de 155 mil m² de prédios forenses no Estado, além de ampliações, que somam 10 mil m²”, conta o diretor Silvio Geishofer. Para a viabilização, estão em andamento três categorias de processos licitatórios: a) reformas e reparos; b) arquitetura  e  gerenciamento; c) construção e apoio técnico das obras.

        Também está em ritmo acelerado o projeto de construção das torres que abrigarão os gabinetes dos desembargadores, na rua Conde de Sarzedas, centro da Capital. Os prédios terão 24 andares e 145 mil m² de área construída. “Nos últimos meses alguns entraves e questões burocráticas foram superados e há a expectativa de iniciarmos as obras ainda neste ano”, conta Ricchetti.

        A SAD 2 cuida da administração dos prédios da capital e presta orientação aos Departamentos Administrativos das Regiões Administrativas Judiciárias (DARAJs), no interior e litoral, setores criados recentemente pela Presidência do TJSP com o objetivo de racionalizar os recursos públicos. “Entre nossas atribuições também está o gerenciamento e a fiscalização dos contratos relacionados à manutenção predial, como, por exemplo, de telefonia e fornecimento de água”, explica Carlos Fidalgo, diretor da SAD 2. Ele conta que, em 2013, o departamento pretende contratar empresas especializadas em projetos que visam à redução do consumo de energia elétrica e água. “Essas firmas fazem estudos e sugerem mudanças que, em alguns casos, diminuem em até 80% os gastos”, diz Fidalgo.

        A SAD 3, comandada pelo diretor Ednaldo da Silva, cuida do transporte de pessoas, processos e materiais no TJSP. Também abriga um setor destinado à manutenção e documentação dos veículos – são mais de 1.200 viaturas em todo o Estado. “Estamos renovando a frota para substituição dos veículos obsoletos. Alguns tinham quase 15 anos de uso”, conta João Liberato Filho, supervisor da SAD 3.

        A diretoria mais recente é a SAD 4. Criada em outubro de 2012, já nasceu com um gigantismo característico do TJSP – coordena mais de 4.500 mil funcionários terceirizados, além de 306 agentes de fiscalização. “Desde o ano passado todos os prédios do Judiciário paulista passaram a contar com a vigilância terceirizada armada e temos outras ações que serão implantadas entre 2013 e 2014, como a demarcação de áreas de segurança (aguardando autorização da Secretaria de Segurança Pública), aquisição de equipamentos e capacitação de pessoal”, diz o diretor Maurício Pinto.

 
        Alguns projetos da SAD (em andamento ou já concluídos)

        - contratação de empresas especializadas em redução do consumo de água e energia elétrica

        - projeto “Fórum São Paulo”, com a construção de prédios que somam 155 mil m²

        - contratação de empresas para reformas e pequenos reparos

        - projeto de construção da sede dos gabinetes (rua Conde de Sarzedas)

        - restauro do Palácio da Justiça

        - intensificação da busca por imóveis para instalação dos fóruns de Capela do Socorro, São Mateus e M’Boi Mirim

        - implantação de sinalização padrão nos prédios da capital

        - instalação do cartório-modelo no Fórum João Mendes Júnior (21º Ofício Cível), com cabeamento sob piso elevado, troca de iluminação e espaço exclusivo para atendimento

        - aquisição de novos veículos para substituição da frota obsoleta

        - implantação do sistema de telefonia DDR (Discagem Direta por Ramal) em unidades judiciárias

        - contratação de vigilância terceirizada para todos os fóruns do Estado

        - demarcação de área de segurança nos prédios da capital e interior

 
        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 3/4/13

 
       Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC e GD (fotos)

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