Comunicação Social

Notícia

TJSP participa das comemorações do 69ª Aniversário da Última Missão de Tiro

        O presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio José Silveira Paulilo, representou hoje (26), o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, nas comemorações do 69ª Aniversário da Última Missão de Tiro, cumprida pela Artilharia Brasileira na 2ª Guerra Mundial. A solenidade comemora o último tiro disparado, em 29  de abril de 1945, nos campos de guerra da Itália, pela unidade de artilharia de São Paulo.

        O evento aconteceu no quartel do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri, com a presença de diversas autoridades, entre elas o oficial tenente  na 2ª Guerra Mundial, major Luis Leal; o general de brigada William Georges Felippe Abraão; o coronel Antonio Neves; o vice-prefeito de Barueri Jaques Munhoz;  a juíza diretora do fórum de Barueri, Anelise Soares; os juízes de Itapevi Rodrigo Aparecido Bueno de Godoi e Diego Bocuhy Bonilha. 
        A medalha foi criada pelo Conselho Deliberativo da Associação Amigos do Grupo Bandeirante (AgruBan), por meio da Resolução 001, de 26 de setembro de 2008, com o objetivo de premiar aos colaboradores civis e militares que tenham prestado relevantes serviços a Associação Amigos do Grupo Bandeirantes, ao 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL) - Grupo Bandeirante, ao Exercito Brasileiro, ou ainda por determinação criteriosa do Conselho Superior de Honrarias e Méritos da AgruBan. A honraria recebeu esse nome em homenagem ao general José Souza Carvalho por seu feitos heroicos, comandando o III Grupo 105 da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Brasileira. Após a Guerra, Souza Carvalho retornou ao Brasil e em 1955 foi promovido a general de brigada e transferido para a reserva.

        O evento teve como anfitrião o tenente coronel Zenirton Bastos Filho, do 20º GACL. Os pracinhas, liderados pelo ex-integrante do grupo coronel Almerindo Raposo Filho, dispararam tiros de salva em alusão à última missão de tiro realizada pela 2ª Bateria de Obuses, como forma de manter acessa a chama dos ideais de liberdade e amor ao Brasil. O general de divisão João Camilo Pires de Campos afirmou que a solenidade era uma homenagem para todos aqueles que foram e para os que não puderam voltar a sua Pátria. “Esses homens representam a nossa história e não podemos deixar de homenagear os nossos heróis.”

        Em seguida, 21 pessoas foram homenageadas, entre os quais os comandantes de organizações militares que colaboraram com a Operação Bandeirante e receberam a Medalha Souza Carvalho. Também foi  homenageado, o 3º sargento ex-combatente desembargador Antonio Paulilo, veterano da FEB pós-morte general de Divisão, pai do desembargador Antonio José Silveira Paulilo, que recebeu a medalha. Ele falou do imenso prazer em receber a medalha em nome de seu pai. Segundo o dembargador, o pai era formado em Pedagogia e em Direito e, convocado, permaneceu por cerca de três anos aquartelado à espera de ordem para o embarque para a Itália (inicialmente em Itapetininga e, depois, em missões de vigilância do Litoral). Fez cursos internos até chegar a terceiro sargento. Depois da baixa, voltou ao magistério e chegou a diretor de colégio da rede estadual de ensino. Faleceu aos 70 anos. Da vida militar guardou, sempre, a disciplina e a hierarquia. Refinado educador, sempre incutiu nos estudantes o amor à Pátria e o respeito aos símbolos nacionais. “Meu pai tinha pela educação um amor incondicional e acreditava piamente que um Pais se faz com homens e livros.”

        
        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP