Comunicação Social

Notícia

Judiciário é homenageado em Bariri

 

Com os desígnios da vida, no mesmo dia em que Bariri recebe um novo filho; outro, de forma inesperada, dela se despede

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, recebeu na última quinta-feira (16), em solenidade realizada na Câmara de Bariri, o título de “Cidadão Baririense”, proposto pelo vereador Ricardo Prearo.
        Antecedendo a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Bariri (letra e música do maestro Buzunga), o presidente foi conduzido ao salão nobre do Poder Legislativo pelos vereadores que o homenageavam, em nome da população de Bariri. Ali, na década de 80, o jovem magistrado Ivan Sartori morou e judicou por mais de um ano. Nessa época, segundo o presidente, a cidade já necessitava de ampliação dos serviços judiciários. Agora, com a autorização para a instalação da vara, criada em 2005, a Comarca de Bariri receberá mais um integrante do Judiciário para compartilhar com o juiz Leonardo Labriola Ferreira Menino as atividades forenses locais.
        Ao saudar o “mais novo filho da terra”, o vereador Ricardo Prearo disse que a Bariri estava em festa. “É uma honra termos o presidente do TJSP como filho ilustre de nossa terra. Homem probo e justo que trabalhou no nosso município. Com o senhor presidente, tivemos a primeira eleição no Tribunal atualizada nas redes sociais. A cidadania baririense presta significativa homenagem ao laborioso homem público que é. Temos orgulho em saber que o presidente do Tribunal foi magistrado em Bariri. Trabalhou na nossa comunidade e ajudou a fazer a história da nossa cidade e continua a fazê-lo com a autorização para a instalação da 2ª vara.”
        Uma excelente surpresa para o homenageado foi a manifestação em nome da Ordem dos Advogados do Brasil. Quem fez uso da palavra foi o Dorival Alésio Botura, advogado atuante desde os idos de 80, que compartilhou ele bons momentos daquele início de carreira. Botura destacou, além da rapidez e da eficiência, três outros atributos do homenageado: elegância mental, despreocupação personalista e amor ao Direito. “A sua presença, doutor Ivan, nos traz muita alegria, porque, creio com meus 44 anos de militância na comarca, é a primeira vez que recebemos a honrosa visita de um presidente do Tribunal de Justiça, que com dinamismo ímpar o vem conduzindo.”
        O juiz Leonardo Labriola Ferreira Menino fez uso da palavra para agradecer, em nome dos servidores, a instalação da 2ª vara, “reivindicação de mais de 20 anos”, disse ele.
        Também se manifestou o deputado Pedro Tobias que ressaltou a necessidade de se manter o Judiciário forte, “por se tratar de um poder de equilíbrios”. “Nosso mandato é passageiro e não podemos abrir mão da segurança jurídica, da Justiça livre.”
        Luis Gonzaga Febraro, prefeito de Bariri, naquela solenidade em seus últimos momentos de vida, também falou da nova conquista: “a 2ª vara é uma das maiores conquista dessa cidade”. Ele destacou a união de forças de pessoas que vestiram a camisa para que o sonho da instalação do novo ofício fosse concretizado. Teve, sem o saber que era sua derradeira manifestação, a oportunidade de elogiar o mais novo cidadão baririense e todos os que ali residem ao classificar seus munícipes como “povo ordeiro e maravilhoso”.
        Para o presidente Sartori, o momento era de reencontros. “Obrigado doutor Dorival por relembrar momentos tão felizes que aqui passei.” Ele agradeceu aos vereadores, à população e falou sobre o Judiciário em sua essência. Terminou reafirmando a necessidade da 2ª vara. “Aqui fui muito feliz, realizei o sonho de exercer a judicatura com plenitude. Hoje, emociono-me ao voltar. Se antes já era difícil para um só juiz, agora é desumano 14 mil processos para apenas uma vara.” Ao agradecer o título de cidadão, deixou o seu obrigado a todos os baririenses. “Essa é maior honra que um cidadão pode receber.”
        À cerimônia estiveram presentes o presidente da Câmara Rubens Pereira dos Santos; o prefeito Luis Gonzaga Febraro; o juiz responsável pelo fórum da Comarca de Bariri Leonardo Labriola Ferreira Menino; o promotor de Justiça da Comarca de Bariri Silvio Brandini Barbagalo; os vereadores Ricardo Prearo, Celiza Luisa Fanton Bolini, Deolindo Scandolera Filho, Luis Fernando Folini, Sidnei Dourival Fanti, Wellington Pollonio Bof e Airton Luis Pegoraro; o deputado estadual Pedro Tobias; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Irineu Jorge Fava, representando o presidente; a juíza diretora do fórum da Comarca de Jaú Paula Maria Castro Ribeiro Bressan; os juízes da Comarca de Bauru Elaine Cristina Storino Leoni e Jaime Ferreira Menino; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Bariri, Aline Silva Favero; o advogado Dorival Alésio Botura; o prefeito de Itapuí José Eduardo Amantini; o comandante do pelotão de Polícia Militar de Bariri tenente PM Alexandre Magno Urbano; os juízes assessores da Presidência do TJSP Guilherme de Macedo Soares e Marcelo Lopes Theodosio; o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; o chefe de gabinete do TJSP Tarcisio dos Santos; o chefe da Assessoria Militar do TJSP coronel PM Renato Cerqueira Campos; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, servidores do Judiciário e cidadãos baririenses.

        Nota de pesar –
Em homenagem ao prefeito Luis Gonzaga que, após o encerramento da cerimônia, já em sua residência, aos 50 anos, sofreu um infarto fulminante, o presidente Ivan Sartori e as pessoas que o acompanharam manifestam o pesar pela dor que a família e a população de Bariri passam nesse momento.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP