Comunicação Social

Notícia

TJSP lança ferramenta para aproximar todos os integrantes do Judiciário paulista

 Rede colaborativa – a WikiTJ – permite a inclusão e edição de boas práticas de trabalho por servidores e magistrados

        O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) lançou na semana passada a WikiTJ. Trata-se de uma rede colaborativa direcionada apenas ao público interno (magistrados e funcionários), que poderá inserir e editar informações de interesse mútuo, úteis para o dia a dia de trabalho no Judiciário paulista. O link para acesso a esse canal está na intranet, último item da lista de serviços localizada do lado direito da página.

        A ideia da implantação da ferramenta partiu do desembargador Antonio Mário de Castro Figliolia (foto), presidente da Comissão Especial de Padronização dos Procedimentos Cartorários do TJSP, composta também pelos magistrados Guilherme Santini Teodoro e Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari. Em entrevista, Figliolia fala sobre o funcionamento da WikiTJ e a importância da colaboração de todos.

        De que forma a WikiTJ pode ser útil no dia a dia de servidores e magistrados?

        A ideia é que a ferramenta se torne, literalmente, a enciclopédia de boas práticas do TJSP, um banco de dados da Justiça, em constante aperfeiçoamento. Todos temos ideias e sabemos algo concernente ao serviço que outros não conhecem. Se houver um local de armazenagem de fácil acesso para estas informações, isso, certamente, agilizará sua propagação. A WikiTJ se propõe a ser esse local. A edição coletiva permite, ainda, que uma determinada prática seja aperfeiçoada. É o que a gente vê acontecer na Wikipédia. A intenção, insisto, é que a WikiTJ seja um grande banco de dados, no qual poderemos encontrar uma gama enorme de modelos de rotinas cartorárias, de despachos e, porque não, até mesmo de decisões judiciais sobre temas repetitivos. Isso acabará por contribuir para uma prestação jurisdicional mais ágil, porque, inclusive, mais padronizada.


        Os dados publicados na WikiTJ também podem auxiliar os trabalhos da Comissão Especial de Padronização dos Procedimentos Cartorários do TJSP?

        A existência da WikiTJ permitirá que o próprio Tribunal – e eu me refiro aqui aos órgãos de cúpula, quais sejam, Presidência e Corregedoria – tenha acesso mais rapidamente às boas práticas cartorárias que o seu corpo imenso de funcionários já pensou, elaborou e aprovou no dia a dia de trabalho, mas que, por algum motivo, ainda não conseguiu “passar para a frente”. O acesso a tais informações ocorrerá de forma mais simples do que a que se dá com as consultas tradicionais. Isso abrirá a possibilidade de serem definidas com agilidade as práticas que devem ser padronizadas. Em meu modo de ver, é irreversível a utilização da WikiTJ para a uniformização dos serviços – ou de outra ferramenta assemelhada –, com tudo aquilo de bom que inegavelmente ela pode proporcionar.


        Quem pode contribuir?

        Qualquer pessoa do quadro funcional do Tribunal de Justiça pode e deve apresentar sua contribuição. E qualquer sugestão que implique a melhora dos serviços forenses será bem-vinda. É importante a participação de servidores de todas as categorias e níveis hierárquicos porque uma boa ideia não é privilégio de pessoa mais ou menos graduada. Um ponto forte da WikiTJ é que a contribuição se dá em um ambiente sem hierarquia. Eu não dependo de aprovação do meu chefe para apresentar minhas sugestões – que serão aproveitadas se forem boas ideias e não entrarem em colisão com as normas internas do TJSP.


        Que tipo de material as pessoas podem incluir? São apenas boas práticas cartorárias?

        Qualquer tipo de material que diga respeito aos serviços forenses pode ser incluído na WikiTJ. Não só modelos de impulso processual de mero expediente, de despacho ou de sentenças, mas também a descrição, por exemplo, de como deve ser feita a juntada de petição de forma mais ágil, ou de como organizar o atendimento de balcão. O único limite para as contribuições é que elas devem dizer respeito ao serviço que nós prestamos no Tribunal. Informações referentes a atividades fora do trabalho – uma nova receita de bolo sem calorias, um método de desamassar roupas ou uma nova regulagem de motor de motocicleta – são muito interessantes, mas fogem ao âmbito da nossa enciclopédia de serviços forenses – que é aquilo que a WikiTJ almeja ser.


        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 29/5/13
        

        Comunicação Social TJSP - CA (texto) / GD (foto) / MC (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP