Comunicação Social

Notícia

Fórum de São Manuel abre suas portas para escolas públicas e particulares

        A Justiça de São Manuel abriu suas portas para receber semanalmente estudantes de escolas públicas e particulares para conhecerem o Poder Judiciário. Os alunos são recebidos pelos juízes da comarca, Rafael de Carvalho Sestaro (1ª Vara) e Érica Regina Figueiredo (2ª Vara).

        No salão do júri, eles ouvem explicações sobre a função do Poder Judiciário, o trabalho desenvolvido pelos funcionários, o trâmite processual e a importância da atuação dos juízes na vida da população. Na continuidade, aprendem sobre o andamento dos trabalhos em um julgamento no Tribunal do Júri, as posições onde ficam advogados, promotor, jurados e juiz durante o julgamento, escolha dos jurados, veredicto e demais procedimentos.

        Nos encontros, são distribuídos exemplares da Cartilha da Justiça em quadrinhos, que traz histórias com personagens, ilustrando várias situações e serve também para fixar o conteúdo das informações passadas aos estudantes, parceria realizada entre a Associação dos Magistrados Brasileiros e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

        Após a palestra, os alunos são levados para percorrerem as dependências do prédio, passando pela carceragem, salas de audiências e cartórios, onde conhecem na prática o que vem a ser os autos dos processos e todo o trabalho cartorário desenvolvido.

        Ao término da visita, abre-se para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Segundo o juiz, Rafael de Carvalho Sestaro, é nessa parte que acontecem os momentos mais descontraídos. "Já fomos surpreendidos até mesmo com perguntas sobre o martelo que cada juiz tem para colocar ordem nas sessões. Muitas dúvidas guardam relação com o cotidiano dos jovens que, de alguma forma, conhecem pessoas envolvidas em processos cíveis ou criminais. Mas é unânime o espanto pela quantidade de folhas e documentos dos processos, muitos com vários volumes. Os alunos se admiram com o trabalho que dá a leitura integral para o julgamento de cada caso."

        Rafael Sestaro disse que a iniciativa tem revelado que o Poder Judiciário ainda é desconhecido da população, principalmente da população jovem. Os alunos, ao serem recebidos no fórum, demonstram grande interesse nas informações, conhecem as instalações e passam a entender a importância da atividade jurisdicional, tudo explicado pelos próprios juízes e com exemplos práticos. Ao final, muitos jovens afirmam, até mesmo, a vontade de se tornarem juízes no futuro.

        O magistrado ressaltou que "a frequência dos alunos pela manhã tem trazido entusiasmo aos funcionários, que ajudam a acolher bem os visitantes". Para ele, "diretores e professores compreenderam a importância da visita dos alunos para a formação escolar e para se respeitar as instituições que fazem parte da vida em sociedade".

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP