Comunicação Social

Notícia

TJSP e Prefeitura de Barueri celebram convênio para construção de novo fórum

Durante visita à cidade, presidente se reuniu com magistrados e servidores da comarca dentro do projeto “Administração Participativa”

        Na quinta-feira (18), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi à Comarca de Barueri para duas atividades que trarão benefícios aos integrantes do Judiciário. Um dos compromissos foi a celebração de convênio com a Prefeitura de Barueri para a construção do novo fórum. A municipalidade doou o terreno e também será responsável pela construção do edifício.

        Para prestigiar o momento histórico da comarca, o prefeito Gilmar Macedo Gil Arantes; o presidente da Câmara, Francisco dos Reis Vilela; o secretário e o secretário-adjunto de Negócios Jurídicos, respectivamente, José Benedito Pereira Fernandes e Norival Zanelato Júnior; o secretário de Obras, José Tadeu Santos, e o presidente da 117ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil / Barueri, José Almir, entre outras autoridades do município, foram ao fórum acompanhar a singela assinatura do ato.  

        O segundo compromisso ficou restrito ao Judiciário de Barueri. O presidente Sartori se reuniu com magistrados e servidores em continuidade ao projeto Administração Participativa, uma de suas principais ações para aumentar a eficiência de gestão do Judiciário paulista. A Comarca de Barueri – que abrange Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus – integra a 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), unidades criadas em 2012 pela atual gestão que recebem, desde então, a direção do TJSP que conhece de perto as dificuldades e as boas iniciativas em prática no dia a dia de cada localidade.

        Nos encontros, informações (fatos positivos ou negativos) são passadas pelos magistrados e servidores e encaminhadas imediatamente pelos juízes assessores e secretários aos setores responsáveis para encontrar soluções com a máxima brevidade. O presidente foi recebido pela juíza diretora do fórum de Barueri e também da 5ª Vara Cível, Anelise Soares, e pelo juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária, Homero Maion. A magistrada destacou a importância da visita: "ele reconheceu nossas necessidades e, prontamente, aceitou firmar a parceria com a prefeitura, que trará muitos benefícios ao Poder Judiciário e à população". Segundo a juíza, o terreno disponibilizado é bem localizado (próximo ao atual endereço do fórum) e a construção proporcionará a junção das unidades cíveis e criminais em um prédio, além de promover melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados e acolher o público de forma mais satisfatória.

        A cidade possui cerca de 240 mil habitantes. Trabalham no fórum 277 servidores que cuidam de mais de 207 mil processos em andamento. Dentre eles, está o oficial de Justiça Arlindo Giavoni Júnior, que desde março de 1976 está em Barueri. Como homenagem a todos os servidores do Judiciário de Barueri, o oficial Arlindo recebeu das mãos do presidente Ivan Sartori uma camiseta do CASC (Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP) e, simbolicamente, o relatório de gestão impresso (na forma virtual consta do site do TJSP), além da cartilha do WikiTJ, a mais nova ferramenta do tribunal que permite compartilhar experiências entre servidores e magistrados.
  

        Durante a visita à Comarca de Barueri, o presidente Sartori esteve acompanhado do desembargador coordenador da 4ª Circunscrição Judiciária, Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, dos juízes assessores da Presidência, Guilherme de Macedo Soares e Marcelo Lopes Theodosio, do secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, e do chefe de gabinete, Tarcisio dos Santos.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP