Comunicação Social

Notícia

TJSP empossa novo desembargador

        O magistrado Edison Aparecido Brandão tomou posse ontem (19) como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A cerimônia solene aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP, na presença de magistrados, servidores, amigos e familiares.

        O desembargador Edison Brandão iniciou seu discurso visivelmente emocionado. Lembrou a época em que ingressou na magistratura paulista, aos 23 anos de idade. “Posso olhar nos olhos daquele jovem e dizer que tive uma vida reta e digna. Condenei, absolvi, julguei sem ódio, sem parcialidade. Tenho minha consciência absolutamente tranquila”, afirmou.

        Ele destacou a presença do pai, Sebastião Batista Brandão, e dos filhos Tiago e Fábio: “nada teria importância sem vocês”, disse. Também falou com muito carinho da namorada, a juíza da Comarca de Diadema, Erika Diniz, que sempre esteve ao seu lado, fossem momentos bons ou ruins. Relatou o falecimento da mãe, Lúcia Lucinda Trotti Brandão, e agradeceu a Deus por estar curado após uma difícil doença pela qual passou. “Quis o Criador que eu experimentasse um ano de antagonismos na minha vida. Hoje, neste momento de festa, de júbilo, digo a vocês, meus amigos, busquei honrar por mais de 28 anos esta veste talar. Busquei honrar este cargo que assumo hoje.”

        O desembargador também aproveitou a ocasião para mencionar o ato público em defesa da magistrada Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, ocorrido na Presidência do TJSP. “Eu testemunhei, neste dia da minha posse, o presidente Ivan Sartori chamar a si, de peito aberto, a defesa de uma magistrada deste Tribunal. Eu assisti isso, estive diante de uma postura rara, corajosa, altiva. Este dia ficará marcado em minha história.”

        O desembargador Ivan Sartori discursou em nome da instituição e disse que se sentiu honrado quando o colega Edison Brandão, com sua originalidade, o convidou para ser o orador da cerimônia. “Nosso querido Brandão é um grande amigo. Já se passaram 28 anos e quatro meses de serviços prestados à magistratura. Confesso que me sinto bastante emocionado. Brandão é um homem profundamente culto, extremamente técnico, mas também bastante humano.”

        O presidente também lembrou que o desembargador Brandão é de vanguarda, pois foi o primeiro juiz a utilizar a videoconferência. Também falou sobre sua contribuição junto à Presidência do TJSP. “Ele não é um magistrado que se encastela em seu gabinete, ele faz questão de ser útil em todos os lugares. Para nós é um orgulho ter o senhor como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo”, concluiu.

        Também estiveram presentes à solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti; o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; a procuradora do Estado, Adriana Ruiz Vicentin, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; o defensor público Rafael Gandara D’Amico, representando a defensora pública do Estado de São Paulo; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Henrique Nelson Calandra; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paulo Cézar Neves Junior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa; o diretor da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Roberto Portugal Bacelar; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Superior Tribunal de Justiça, Leonardo Alam da Costa; o delegado de Polícia Alexandre Henrique Augusto Dias, representando o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores, familiares e amigos do empossado.

        
Currículo
        Edison Aparecido Brandão nasceu em Campinas, interior de São Paulo, e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/Campinas), turma de 1983. Ingressou na magistratura em 1985, como juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, em Campinas. Também trabalhou nas comarcas de Dois Córregos e Moji Mirim. Foi promovido ao cargo de juiz de Entrância Especial em 1999, quando começou a trabalhar na Capital. Em 2009 passou ao cargo de juiz substituto em Segundo Grau.

        
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP