Comunicação Social

Notícia

Julgamentos dos casos Carandiru e Mércia Nakashima começam nesta segunda-feira

        Carandiru

        O 2º Tribunal do Júri da Capital iniciará nesta segunda-feira (29) o julgamento de 27 policiais, acusados pela morte de 73 vítimas do 3º pavimento, 2º andar, da Casa de Detenção de São Paulo, caso que ficou conhecido popularmente como Massacre do Carandiru.
        
Os acusados estão incursos no artigo 121, parágrafo 2º, inciso IV, combinado com o artigo 29, ambos do Código Penal, por 73 vezes. Este será o segundo julgamento do caso. O primeiro aconteceu no mês de maio, quando 23 acusados foram condenados a 156 anos de reclusão, em regime inicial fechado. 
        
O julgamento será no plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, a partir das 9 horas, presidido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo. O júri terá 17 testemunhas – 11 de acusação e 6 de defesa. No entanto, algumas já foram ouvidas no primeiro julgamento e os vídeos com os depoimentos serão veiculados no plenário. A previsão é que os trabalhos durem, no mínimo, cinco dias.
        
O processo foi separado em quatro julgamentos, divididos pelas ações policiais ocorridas em cada um dos quatro andares do Pavilhão Nove. Os fatos ocorreram em 2 de outubro de 1992 com a invasão de policiais militares para controlar uma rebelião na Casa de Detenção, que culminou com a morte de 111 presos.
        
O Tribunal de Justiça fornecerá informações em tempo real sobre o júri pela página oficial no Twitter: www.twitter.com/tjspoficial.

        
        Processo nº 0338975-60.1996.8.26.0001


        Mércia Nakashima

        Evandro Bezerra Silva, acusado de ter participado da morte da advogada Mércia Nakashima, será julgado a partir desta segunda-feira (29), no Fórum de Guarulhos, às 9 horas.

        A previsão da juíza Maria Gabriela Riscali Tojeira, que presidirá o júri, é de que os trabalhos durem três dias, com a oitiva das testemunhas de acusação (3),  de defesa (4),  juízo (2 sigilosas) e comum (1).

        Evandro está incurso no artigo 121, § 2º, III e IV, na forma do artigo 29, do Código Penal. O outro réu no processo, Mizael Bispo de Souza, julgado em março passado, foi condenado à pena de 20 anos de reclusão em regime fechado

        O crime aconteceu em 23 de maio de 2010 e o corpo de Mércia foi encontrado dias depois dentro de seu carro, submerso na represa de Nazaré Paulista.

        
Processo nº 0035865-48.2010.8.26.0224

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP