Comunicação Social

Notícia

Aberta Semana Nacional da Conciliação 2013

        Foi dada a largada à 8ª Semana Nacional da Conciliação, que acontece até sábado (7). A abertura em São Paulo foi realizada hoje (2), no Parque da Água Branca, pelos presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, e do Tribunal Regional Federal, Newton de Lucca.

        O presidente Sartori ressaltou que há mais de 20 milhões processos em andamento e que o TJSP tem buscado alternativas para dar celeridade e melhorar a prestação jurisdicional como a digitalização, inauguração de data center e nomeação de servidores, entretanto, a conciliação é o melhor caminho para resolver as pendências. "Um caminho mais curto e de pacificação”, garantiu. Newton de Lucca observou que é ensinado aos alunos de Direito que o conflito termina com uma sentença judicial, mas ele contrapõe: "somente se não houver outra forma é que o Poder Judiciário bate o martelo, declarando o direito de cada um". Completou dizendo que o conciliar é legal porque troca a filosofia de luta pela pacificadora. O coordenador do Conselho da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Fiesp),  Kazuo Watanabe, em nome da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, desejou que a 8ª edição da Semana seja coroada de total êxito, contribuindo para substituir a cultura da sentença pela cultura de paz.
        
O TJSP recebeu pelo portal a inscrição de 6.418 demandas processuais (casos que já têm ação em andamento). Elas foram encaminhadas aos cartórios responsáveis, ficando a critério de cada juiz a designação da audiência. Também pelo site, foram inscritos 3.021 casos pré-processuais, sendo 2.400 na capital que terão suas audiências realizadas no Parque da Água Branca. Desses, 1.892 são conflitos cíveis e 508 da área de Família. Haverá, ainda, mutirão de casos da CDHU e Telefônica. 
        
Participaram da cerimônia de abertura o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP, desembargador Vanderci Álvares e os integrantes, desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva e o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juiz Ricardo Pereira Júnior; o desembargador José Roberto Neves Amorim, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o presidente o Instituto Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; a coordenadora do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região, desembargadora Daldice Maria Santana de Almeida; o procurador-regional Federal da 3ª Região, Rodrigo de Barros Godoy; o procurador regional da União da 3º região, Tércio Issami Tokano; o subprocurador regional Federal da PFE/INSS, Marcelo Henrique de Oliveira; o chefe da Defensoria Pública da União em São Paulo, João Chaves; a defensora pública geral do Estado de São Paulo, Daniela Sollberger Cembranelli; o diretor executivo da Fundação Procon, Paulo Arthur Lencioni Goes; o diretor secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, representando o presidente; o delegado de Polícia e diretor da Academia de Polícia, Mario Leite de Barros Filho, representando o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo; a procuradora do Munícipio, Clarissa Marcondes Maceá, representando o secretário municipal dos Negócios Jurídicos e o procurador-geral do Munícipio de São Paulo e o diretor da Parque da Água Branca, Alessander Farid, além de outras autoridades, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, conciliadores, advogados e servidores.

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP