Comunicação Social

Notícia

José Gaspar Gonzaga Franceschini é homenageado pelos colegas

        A sessão de hoje (18) do 4º Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (composto pelas 8ª e 9ª câmaras) foi marcada por emoção e palavras gentis. Os magistrados prestaram uma homenagem a um dos integrantes, o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente do TJSP, que participou da última sessão do Grupo antes de sua aposentadoria, em fevereiro.

        A sessão contou com as presenças do presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, e do corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do TJSP para o biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini.

        Ivan Sartori afirmou que o homenageado é um exemplo e que durante toda a gestão sempre o ajudou. “Homem que tem uma alma pura, até ingênua nos dias atuais, sempre disposto a auxiliar. Foi um imenso prazer estar ao seu lado no Conselho Superior da Magistratura. Conte sempre comigo enquanto eu existir.”

        O corregedor Renato Nalini afirmou que não poderia deixar de prestar sua homenagem ao vice-presidente. Lembrou que o homenageado pertence a uma dinastia de pessoas que serviram ao TJSP e agradeceu o apoio que a Corregedoria recebeu do vice-presidente. “As suas palavras sempre sensatas, garantiram as inovações que o Brasil começa a copiar. Acredite, Vossa Excelência vai continuar conosco durante toda a vida, porque da amizade nós não nos aposentamos.”

        Todos os desembargadores que compõem o 4º Grupo fizeram questão de fazer uso da palavra para elogiar e agradecer a convivência com Franceschini. Os colegas destacaram sua maneira educada e bem-humorada e também desejaram muita sorte neste novo ciclo da vida.

        Entre os que saudaram o vice-presidente, estava Rubens Rihl Pires Côrrea, presidente do 4º Grupo e também da 8ª Câmara, que destacou o caráter generoso e a carreira brilhante do homenageado e fez um relato de seus quase 44 anos de magistratura. “Sem dúvida, a fácil convivência com Vossa Excelência foi, é e será uma experiência rica e encantadora. Estendo minhas homenagens aos seus. Que venha o futuro”, concluiu.

        O desembargador Jeferson Moreira de Carvalho, presidente da 9ª Câmara, elogiou a simplicidade do vice-presidente e o trato com todas as pessoas. “Vossa Excelência é um exemplo a ser seguido e deixa os seus votos para que possamos aprender. A vida é um movimento e chegou uma nova etapa. Seja muito feliz e que tudo ocorra bem. Boa sorte!”, encerrou.

        Além dos integrantes do 4º Grupo, o desembargador Miguel Angelo Brandi Júnior, presidente da 7ª Câmara de Direito Privado, compareceu à sessão em nome dos colegas. O procurador de Justiça André Luiz Marcassa também acompanhou à sessão.

        José Gaspar Gonzaga Franceschini, visivelmente comovido e com a voz contida, agradeceu nominalmente cada um dos colegas e recordou o auxílio dos funcionários que o acompanharam ao longo de sua trajetória. “Estou muito feliz e agradeço imensamente pelo carinho e apoio de todos. Levarei as amizades por toda minha vida, tenham certeza. Obrigado.” Ao término, foi aplaudido e abraçado por todos.

        A 8ª Câmara de Direito Público é composta pelos desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, João Carlos Garcia, José Jarbas de Aguiar Gomes, Rubens Rihl Pires, Maria Cristina Cotrofe Biasi, José da Ponte Neto e Manoel Luiz Ribeiro.

        A 9ª Câmara é composta pelos desembargadores Décio de Moura Notarangeli, Oswaldo Luiz Palu, Jeferson Moreira de Carvalho, Carlos Eduardo Pachi, João Batista Morato Rebouças de Carvalho e José Maria Câmara Junior. 

 

        Trajetória – José Gaspar Gonzaga Franceschini nasceu em 1944 na cidade de São Paulo e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1967). Ingressou na magistratura em 1969, como juiz substituto nomeado para a 41ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jaboticabal. Atuou também em Iguape, Pindamonhangaba, Diadema e São Paulo. Em 1984 foi promovido para juiz do Tribunal de Alçada Criminal e, em 1993, promovido a desembargador do TJSP. Foi desembargador decano em 2011. Eleito vice-presidente pelo Tribunal Pleno do TJSP em 07.12.2011 para o biênio 2012/2013.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP