Comunicação Social

Notícia

Prefeitura de Guarulhos deve saldar débitos de tarifa de água e esgoto

        A 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos (SAAE) receba da Prefeitura valores oriundos de falta de pagamento da tarifa de água e esgoto nos exercícios de 2007 e 2008.

        A Prefeitura alegava que, apesar das partes serem pessoas jurídicas distintas, o patrimônio do SAAE seria constituído de valores próprios do Município, não se justificando a ação de execução em juízo.

        O relator do recurso, desembargador Osvaldo Capraro, afirmou em seu voto que a autarquia foi instituída para prestar serviços aos consumidores municipais e, ao que tudo indica, sem distinção entre consumidor cidadão, órgãos, poderes e secretarias municipais. “O fato gerador está presente, ou seja, a prestação do serviço público. O Município se beneficiou diretamente da atuação da autarquia, portanto, nada mais é do que usuário ‘sujeito passivo’, com obrigação de pagar contraprestação à autarquia, a menos que tenha sido isentado do pagamento por lei.”

        Os desembargadores Roberto Martins de Souza e Beatriz Braga também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator.

 

        Apelação nº 0026380-87.2011.8.26.0224

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / internet (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP