Comunicação Social

Notícia

Corregedor-geral apresenta diretrizes da gestão em palestra na Apamagis

        A Corregedoria Geral da Justiça realizou ontem (25) a primeira palestra deste ano do Programa – Diálogo com a Corregedoria, com a presença do corregedor-geral, desembargador Hamilton Elliot Akel, que falou sobre o tema “Corregedoria Geral da Justiça – Gestão 2014/2015 – Diretrizes e Orientações”.

        O encontro ocorreu na sede administrativa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e contou ainda com a presença do presidente da entidade, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto – que apresentou o palestrante –, do 1º vice-presidente da Associação, desembargador Miguel Petroni Neto, e do assessor-coordenador da Equipe de Divisão Judicial da CGJ, juiz Durval Augusto Rezende Filho.

        O corregedor-geral iniciou sua exposição destacando o ótimo trabalho realizado pela CGJ na gestão anterior, conduzida à época pelo atual presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini. “Recebemos uma Corregedoria muito bem estruturada, com planos que busco seguir, e tenho procurado manter o bom nível do trabalho, acrescentando algumas posições pontuais”, disse.

        O desembargador frisou também que a função primordial do corregedor-geral não é punir, mas, sim, orientar servidores e magistrados e encontrar eventuais deficiências e pontos de estrangulamento existentes. “O objetivo da Corregedoria é detectar esses pontos, orientar e corrigir, fixar algumas metas, estabelecer estratégias de trabalho”, declarou o corregedor, que ressaltou não compactuar com desvios de conduta.

        Alguns projetos bem-sucedidos da CGJ, como o ‘Petição 10, Sentença 10’ e o que trata da desjudicialização da cobrança da dívida ativa municipal, tiveram prosseguimento. “Uma iniciativa desta gestão é a ‘Justiça Cordial’, em que a ideia é conclamar partes e operadores do direito para a questão da cordialidade, a fim de restaurar a família forense, que a velocidade da vida moderna talvez tenha desgastado.”

        Durval Rezende Filho falou a respeito de cursos conduzidos pela Corregedoria, como o do processo digital, em parceria com a Presidência. “Estamos investindo na formação de funcionários e magistrados”, afirmou.

        A palestra foi acompanhada por magistrados, juízes assessores, registradores extrajudiciais e servidores públicos e transmitida pelo site da Apamagis.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP