Comunicação Social

Notícia

Carlos Alberto Violante é empossado desembargador do TJSP

        Em cerimônia marcada pela emoção e gratidão aos familiares, magistrados e todos aqueles que ajudaram a construir sua carreira na magistratura, Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante tomou posse hoje (8) como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. A cerimônia solene ocorreu no Palácio da Justiça e foi conduzida pelo presidente José Renato Nalini.

        O desembargador José Raul Gavião de Almeida, orador do TJSP na solenidade, acompanhou o novo integrante da Corte ao interior do Salão do Júri, onde prestou compromisso e assinou o termo de posse.

        Em discurso, Gavião de Almeida afirmou que a entrada do desembargador na magistratura de segunda instância do Estado é ato que renova o quadro do Tribunal. “Carlos Alberto Violante alia celeridade com seriedade. Sua mansidão nada tem a ver com comodismo. Como juiz assessor da Presidência, dedicou-se a grandes mudanças estruturais do Tribunal de Justiça. Agora, empossado, introduz os bons valores interioranos”, afirmou. “O Tribunal abre seus braços a um magistrado franciscano e com ele se enriquece.”

        Carlos Alberto Violante discorreu, brevemente, sobre a infância e as cidades onde viveu, sempre acompanhando o pai, o falecido juiz Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante, pelas comarcas do interior paulista. Com postura humilde e serena, falou da alegria da ocasião. “É um momento feliz na vida de um magistrado alcançar o posto mais elevado da carreira. Com a consciência de que o cargo não se presta ao envaidecimento pessoal, mas é importante instrumento de boas e justas realizações”, declarou.

        “É uma honra pertencer ao quadro do Tribunal de Justiça de São Paulo, tradicional e séria instituição, preocupada com a retidão de caráter de seus integrantes e com a eficiência na solução dos casos sob julgamento. Rogando a Deus saúde e lucidez, com entusiasmo e disposição, vou prosseguir servindo a este Tribunal e, especialmente, aos jurisdicionados, aquelas pessoas que dependem de nosso trabalho”, disse o desembargador. “Presidente Nalini, siga adiante com a coragem e a força de trabalho que são marcas de seu espírito. Sua competência, suas ideias avançadas e renovadoras, sua credibilidade, a visão administrativa voltada à eficiência certamente darão resultados.”

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente Nalini disse estar honrado e emocionado pela posse de Carlos Alberto Violante, cujo pai, o falecido magistrado Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante, era um amigo querido. “Foi Deus quem me permitiu esse momento tão gratificante”, afirmou. “Juiz sensível, que preza a família e os bons valores, o desembargador também traz experiência administrativa e chega pronto ao maior Tribunal de Justiça do mundo. Estou muito confiante em seu desempenho a partir de agora.”

        Prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, Eros Piceli; os presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal, Artur Marques da Silva Filho, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Fernando Pereira, representando o presidente; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jeferson Moreira de Carvalho; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; o prefeito de Valinhos, Clayton Machado; o vereador de Valinhos João Moysés Abujadi; a diretora da Mulher Advogada e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, representando o presidente; o coordenador do curso de direito do Centro Universitário de Araraquara, Fernando Passos, representando o reitor; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal, tenente coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia, defensores públicos, servidores públicos, amigos e familiares do empossado.

 

        Trajetória – Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante é natural de Getulina (SP) e formou-se bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, turma de 1985. Ingressou na magistratura em 1988, nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí e Itatiba. Atuou em Guararapes, Fernandópolis, Itapetininga, Campinas,Valinhos, Capital e Araraquara, até ser promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de desembargador.

 
        Mais fotos no Flickr.
 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP