Comunicação Social

Notícia

Paulo Bomfim recebe homenagem no Prêmio Governador do Estado

        "Se o prêmio que recebi de Manuel Bandeira nos anos 1940 foi o meu batismo, o Prêmio Governador é a minha crisma, a minha confirmação." As palavras são poeta e chefe de gabinete do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Bomfim, que, muito emocionado, recebeu grande homenagem como Destaque Cultural 2014 na cerimônia de entrega do prêmio, realizada ontem (23), no Theatro São Pedro. O governador Geraldo Alckmin entregou o troféu em reconhecimento a sua trajetória e contribuição para a cultura brasileira. O evento foi prestigiado pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.

        Alckmin afirmou que o prêmio, um dos mais importantes do Brasil, retrata o apreço dos brasileiros pela cultura. Ressaltou que Paulo Bomfim já nasceu premiado e parafraseou o poeta: "Às vezes escrevemos o poema, outras, somos por ele escritos", da obra Navegante.

        O secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, também mencionou os versos de Paulo Bomfim. "O verdadeiro encontro é aquele que confirma algo que trazemos em nós. É conhecimento e reconhecimento daqueles que podem livremente fluir uns nos outros."

        Com cerca de 40 obras publicadas, o homenageado, que há décadas trabalha também no TJSP, falou sobre a emoção e poematizou seu discurso.

 

        “Meu São Paulo, corpo e alma,

        Um prêmio que se transforma

        Em toque de mocidade

        Na alvura de meus cabelos;

 

        Bandeira de treze listas

        Revive a infância distante

        Nos idos de 32;

        Lembranças vão desfilando

        No recordar do poeta,

        Pessoas, fatos e sonhos

        Ressurgindo do passado;

 

        Sete décadas falando

        Do meu viver literário.

        A magia desta noite

        É crisma reafirmando

        A devoção por São Paulo

        Chave de ouro coroando

        A jornada do poeta.

        São Paulo se faz presente

        Presente se faz poesia

        Nesta noite tempo eterno

        No efêmero coração

        Que ainda pulsa de amor.”

 

        Eduardo Santhana musicou o poema “Não me pergunte mais nada”.
        Também compareceram ao evento
desembargadores, juízes e servidores do TJSP.  

 

        Sobre o Prêmio - criado na década de 1950, o Prêmio Governador do Estado foi um dos mais prestigiados e concorridos da época. Inicialmente dedicado apenas ao teatro, teve como um dos primeiros vencedores o ator e diretor Sérgio Cardoso (1925-1972). Ao longo de três décadas, reconheceu nomes importantes do teatro brasileiro, por exemplo, as atrizes Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Eliane Giardini, ao lado de Juca de Oliveira e Stênio Garcia, entre outros. Em meados dos anos 80, o evento foi interrompido e retomado pela Secretaria da Cultura recentemente, em 2010. Neste novo formato agregou novas categorias. Hoje são: Arte para Crianças, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Cinema, Teatro, Instituição Cultural e Territórios Culturais. Veja os vencedores aqui.

        A partir de 2010 foi inserido o “Destaque Cultural”, que homenageia a trajetória de um profissional das artes com significativa contribuição para a cultura paulista, em qualquer linguagem ou área de atuação – criação, incentivo, crítica, promoção, difusão e outras. Confira os ilustres artistas que já foram agraciados:

        2010 - Nydia Licia – atriz, diretora, dramaturga e produtora

        2011 - Renata de Almeida – cineasta e curadora

        2012 - Antonio Candido de Mello e Souza – escritor

        2013 – Tomie Ohtake – artista plástica


        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP