Comunicação Social

Notícia

Instalada 2ª Vara Criminal de Sertãozinho

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, conduziu ontem à tarde (10) solenidade de instalação da 2ª Vara Criminal de Sertãozinho, cidade localizada a pouco mais de 20 quilômetros de Ribeirão Preto e com população estimada de 119 mil habitantes.

        O Judiciário local conta com grande número de processos em andamento – são atualmente 105 mil pendentes de julgamento –, e a instalação da nova unidade buscará dar maior celeridade aos feitos criminais. Como já é praxe nas solenidades das quais participa, antes de dar início aos trabalhos, o presidente plantou uma muda de ipê em jardim localizado na entrada principal do fórum, iniciativa do projeto CultivAR.

        O juiz Giovani Augusto Serra Azul Guimarães, que assume a nova unidade, foi o primeiro a falar na cerimônia e demonstrou satisfação em participar desse momento histórico para a comunidade. “É com grande alegria que estamos reunidos hoje para esta instalação, que é um grande passo para melhorar a estrutura do fórum a fim de atender às necessidades da população. Parabéns a todos que colaboraram para que esse sonho se realizasse.”

        O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Márcio Aparecido Pereira representou o presidente da OAB-SP e falou em nome da entidade. “Sertãozinho cresceu muito nos últimos anos, fato que tornou extremamente necessária a instalação de uma nova vara. Portanto, hoje é um dia de festa para todos nós, que nos sentimos gratos com essa vitória. Parabéns à comunidade jurídica e à população da nossa cidade.”

        Promotor de Justiça mais antigo da comarca e orador pelo Ministério Público, José Gaspar Figueiredo Barreto lembrou o surgimento da cidade, sua evolução ao longo dos anos e discorreu quanto à necessidade de instalação da 2ª Vara Criminal. “A Comarca de Sertãozinho foi fundada em 1906 e, de lá para cá, cresceu bastante e se tornou o maior polo sucroalcooleiro do País. Atualmente, temos 118 mil habitantes e esse crescimento significou grande aumento no número de demandas, muitas das quais bastante complexas, de cunho empresarial. A vara nova representa um bálsamo aos operadores do Direito que aqui militam”, afirmou.

        Em tom de desabafo, o prefeito José Alberto Gimenez falou das dificuldades que tem enfrentado para administrar o Município e disse estar feliz com a instalação da unidade. “Lutamos muito por esta cidade, mas temos sofrido bastante. É nos municípios que todas as coisas acontecem e nem sempre temos os recursos necessários para atender a população da forma como desejamos. Mas hoje é um dia de festa e estou bastante feliz com a instalação da 2ª Vara Criminal, que, tenho certeza, proporcionará maior celeridade na distribuição de Justiça. Parabéns a todos.”

        Com o Salão do Júri lotado, Nalini foi enfático ao falar da atual situação vivida pelo País e da necessidade de a sociedade assumir responsabilidades em busca de uma condição melhor para todos. “O prognóstico para os próximos anos não é dos mais animadores para todos os setores. Um País com 202 milhões de habitantes, que possui 100 milhões de processos em andamento, só pode estar doente, pois perdemos a capacidade de sentar e conversar. Precisamos desafogar o Judiciário, mas necessitamos primeiro mudar essa cultura do litígio, pois, uma vez resolvidos os pequenos litígios, sobram para a Justiça as questões realmente importantes. O Judiciário é um serviço pago pelo povo, para resolver seus problemas, e hoje concretizamos um sonho, que beneficiará a muitos”, disse.

        Prestigiaram também a solenidade o juiz diretor do Fórum de Ribeirão Preto e da 6ª Região Administrativa Judiciária, Sylvio Ribeiro de Souza Neto; a juíza diretora do Fórum de Sertãozinho, Daniele Regina de Souza Duarte; o juiz diretor do Fórum de Altinópolis, Aleksander Coronado Braido da Silva; a juíza diretora do Fórum de Ituverava, Luisa Helena Carvalho Pinto; o prefeito de Barrinha, Mituo Takahashi; os juízes do Fórum de Sertãozinho Adriana Aparecida de Carvalho Pedroso, Carolina Muniz Nunes Vieira, Nemércio Rodrigues Marques e Roberta Luchiari Villela; os promotores de Justiça de Sertãozinho Antônio Ernesto Gabrielli Trindade, Daniel José de Angelis e Fernando Antônio Abujamra; o vereador Adenir José Soldera, representando o presidente da Câmara Municipal; a defensora pública coordenadora da Regional de Ribeirão Preto, Ana Simone Viana Cota Lima, representando o defensor público-geral; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sertãozinho, Joanilson Barbosa dos Santos; os vereadores da Câmara de Sertãozinho Leonardo Meira e Paulo Kroll; o delegado de polícia Seccional de Sertãozinho, Cláudio José Ottoboni; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do 43º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente-coronel PM Francisco Mango Neto; o comandante do Corpo de Bombeiros de Sertãozinho, sargento PM Joaquim Francisco Sorreição; o diretor da Guarda Municipal de Sertãozinho, Umberto Coelho da Silva; magistrados, integrantes da Promotoria e da Advocacia, vereadores, servidores públicos e representantes da sociedade civil.

    

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP