Comunicação Social

Notícia

Aplicativo de celular incrementa combate à violência contra a mulher

        A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra, fez no último dia 9, no Fórum João Mendes Júnior, a apresentação do aplicativo para celular PLP 2.0.

        Idealizado como instrumento de combate à violência contra a mulher, o programa é integrado a uma rede de suporte que cadastra cinco pessoas da confiança da usuária que possam socorrê-la numa situação de risco, caso o dispositivo seja acionado. Em tal cenário, o aparelho dispara um alarme e envia mensagens de texto para os números cadastrados, além de acionar diretamente as redes de atendimento das Promotoras Legais Populares (PLPs) – o aplicativo grava áudio e vídeo pelo celular, a fim de gerar provas do ocorrido e oferecer respostas rápidas as vítimas.

        As PLPs são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas sobre leis e direitos humanos que atuam na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos, assim como na prevenção da violência contra a mulher.

        O Geledés estará no Fórum João Mendes Júnior até amanhã e no Fórum Criminal da Barra Funda durante este mês.

        Palestras – A Vara da Região Norte de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no Foro Regional de Santana, promoveu ontem (11) palestras informativas a mulheres vítimas de violência doméstica. Elas tiveram como temas ‘Por que procurar a rede de apoio à mulher vítima de violência doméstica’ e ‘O papel da Defensoria Pública no enfrentamento à violência doméstica’. Após as explanações, foram feitas audiências com cada uma das mulheres para análise de pedidos de aplicação de medidas protetivas.

        O encontro foi organizado pelo setor técnico da vara, pela advogada Rosangela Cristina Martins, representando a Casa Cidinha Kopcak, e pelo defensor público Mike Luiz Sella da Costa. As vítimas foram recepcionadas pela juíza Claudia Felix de Lima, pelas psicólogas e assistente social e o promotor de Justiça Celso Armando Baroni Ribeiro Rodrigues.

        As varas especializadas de violência doméstica da Justiça estadual (capital, Guarulhos, Santo André, São José dos Campos e Sorocaba), num esforço conjunto nesta Semana Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, fizeram 121 audiências ontem (11).

 

        Comunicação Social TJSP – PC e MR (texto) / PLP e MC (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP