Comunicação Social

Notícia

Livro do Serviço Psicossocial Clínico do TJSP é lançado no Palácio da Justiça

        O Salão do Júri do Palácio da Justiça foi palco hoje (23) da solenidade de lançamento do livro Serviço Psicossocial Clínico – Um Espaço de Humanização no Tribunal de Justiça de São Paulo, com a presença de desembargadores, magistrados, psicólogos e assistentes sociais da Corte.

        A obra, editada na Gráfica do TJSP com apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), resume duas décadas de pioneirismo e trabalho do Serviço Psicossocial, bem como das experiências clínicas da equipe técnica. Ele é gratuito e será distribuído em instituições de ensino de psicologia e serviço social.

        O presidente da Comissão do Serviço de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, abriu os discursos, saudou todos os presentes e disse acreditar que o livro se transformará em referência a estudantes e profissionais do setor. “Não posso deixar de mencionar a relevância do desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares [ex-vice-presidente, ex-corregedor-geral e um dos fundadores do Serviço Psicossocial] e da assistente social Maria Celeste Anderson [coordenadora do setor à época de sua criação, em 16/3/95] nessa trajetória, porque tiveram uma visão especial a respeito dos problemas de que o serviço trata”, afirmou.

        Organizadora do livro, a supervisora Leila Rodrigues Vianna explicou que o volume surgiu da necessidade de traduzir o trabalho técnico diário numa linguagem em nível intelectual. “Cada um dos 33 autores começou com uma proposta livre, numa espécie de brainstorm, e aos poucos a produção passou a tomar forma e conteúdo.” Maria Celeste Anderson ressaltou que a obra é fruto da dedicação diuturna dos profissionais especializados. “Ela pode dar origem a outros trabalhos acadêmicos”, disse.

        O desembargador Munhoz Soares, que prefaciou a obra, fez breve regressão histórica e remontou ao período em que o setor que ajudou a criar se chamava Grupo de Serviço de Atendimento Psicossocial. “Que possamos aprimorar o trabalho e aguardar a vinda de mais profissionais especializados. Há necessidade de aumentar o quadro técnico, que é um dos sustentáculos das varas da Infância e da Juventude, da Família e Sucessões e dos anexos de violência doméstica.”

        Prestigiaram também o evento o cofundador do Serviço Psicossocial desembargador José Adriano Marrey Neto; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal, secretário-geral-executivo da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa e presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação da Corte paulista, desembargador Marco Antonio Marques da Silva; os desembargadores José Roberto Peiretti de Godoy, Antonio Carlos Tristão Ribeiro, Carlos Eduardo Donegá Morandini e Luiz Antonio de Godoy; o juiz diretor do Fórum de Ribeirão Preto e da 6ª Região Administrativa Judiciária e coordenador do Serviço de Atendimento Psicossocial em Ribeirão Preto, Sylvio Ribeiro de Souza Neto; a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini; e servidores do Tribunal.

 

        Serviço Psicossocial – O atendimento, gratuito, é oferecido a servidores e magistrados da Capital e outras comarcas do interior, como Campinas, Marília e Ribeirão Preto. As unidades estão sempre localizadas em ambiente externo ao dos fóruns e os dois fundamentos do serviço são a procura espontânea (a pessoa não pode ser coagida a fazer tratamento) e o sigilo absoluto (o serviço não disponibiliza nenhuma informação sobre o usuário, nem mesmo à Administração ou à área de recursos humanos do TJSP). Entre os programas oferecidos estão as psicoterapias individual e em grupo, terapias familiar e de casal, grupos temáticos de maturidade, de atividades corporais, palestras, entre outros.

 

        Serviço

        Serviço Psicossocial Clínico da Capital

        Rua Tabatinguera, 140, 1º andar, centro

        Telefones: (11) 3106-2636 / (11) 3241-5098


        Veja mais fotos no Flickr.
 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP