Comunicação Social

Notícia

Presidente do TJSP é o mais novo cidadão jauense

        Nos mesmos dias em que esteve na 3ª Região Administrativa Judiciária de Bauru (3ª RAJ), para instalação de três novas unidades judiciais, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini foi agraciado na sexta-feira (17), o título de “Cidadão Jauense”. A cerimônia, realizada na Câmara de Jaú, oficializou o Decreto Legislativo nº 409, de 14 de dezembro de 204.

        A mesa condutora dos trabalhos foi composta pela presidente da Câmara Cleonice Reginalda Furquim, pelo prefeito Rafael Lunardelli Agostini, pelo deputado estadual Pedro Tobias, pela juíza diretora do fórum da Comarca de Jaú, Paula Maria Castro Ribeiro Bressan e pela juíza diretora do fórum e da 3ª RAJ - Bauru, Ana Carla Crescioni dos Santos Almeida Salles.

        O título entregue pelo presidente da Câmara e proposto pelo vereador Fernando Frederico de Almeida Júnior, que não pode comparecer à cerimônia, foi assim justificado em texto lido pelo vereador José Fernando Barbieri: “Dr. Nalini, sua contribuição como jurista para o país é incontentável. Não bastasse isso, as medidas que adotou na qualidade de presidente do tribunal de Justiça de São Paulo demonstraram ainda mais sua competência, sua idoneidade, sua capacidade de gestão e sua habilidade para estabelecer prioridades. Todo esse talento acabou implicando no reconhecimento expresso da importância da Comarca de Jaú no cenário do Poder Judiciário paulista”.

        Ao falar em nome do Judiciário, a juíza Paula Maria Casto Ribeiro Bressan entremeou emoção com felicidade. “Hoje é um dia muito feliz para nós jauenses. O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo recebe, neste dia, o título de cidadão jauense... Foi e sempre será o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo mais importante para Jaú.” A magistrada se referia à publicação da Resolução 664/14 que classificou a Comarca de Jaú na entrância final.

        A presidente da Câmara, Cleonice Reginalda Furquim, que também é jornalista, enalteceu o acesso à sociedade que o presidente Nalini tem dado ao Tribunal por meio de entrevistas, palestras, publicações em jornais e em seu próprio blog.

        Falando em nome do Poder Legislativo, e colocando a Assembleia Legislativa à disposição do Judiciário, o deputado Pedro Tobias destacou a luta para melhorar o atendimento ao usuário da justiça e o estímulo e incentivo às práticas conciliatórias, citando como exemplo o modelo de conciliação empregado no Líbano, que em cidades com menos de 10 mil habitantes não tem a presença de juiz.

        O prefeito Rafael Lunardelli Agostini disse se sentir orgulhoso pelo reconhecimento que Jaú fazia ao presidente do TJSP e, com a parceria em andamento para a retomada de obras no fórum de Jaú, anunciou que a prefeitura já disponibilizou área própria para a construção de um fórum criminal na comarca.

        Segundo o presidente Nalini, “a cidadania, maior galardão que uma cidade pode oferecer a um estranho, é glória que não se pleiteia, mas igualmente não se recusa. Aceito-a, como homenagem prestada por JAÚ ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, único merecedor da fidalguia generosa que ora me sensibiliza”. Nalini também explicou sua afeição para com a cidade. “Sempre nutri enorme simpatia por Jaú, ou pelo Jaú. Seu nome deriva do peixe que os bandeirantes em curso pelo rio Tietê pescavam na foz de um ribeirão. Esse lugar passou a ser chamado Barra do Ribeirão do Jaú. A excelente terra roxa atraiu moradores para a região, fundando-se um povoado sob a égide de Nossa Senhora do Patrocínio... Terra heráldica, prestigiada por seus filhos ilustres, seu hino celebra sua glória: Às margens do rio Jaú / Foi em torno da capela que a vila um dia nasceu / E sonhando aumentar tua grandeza / O teu povo foi à luta e jamais esmoreceu.

        À solenidade estiveram presentes a coordenadora da 33ª Circunscrição Judiciária – Jaú, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante interino do 27º BPM/I, major PM Jeferson Bastos; o advogado Milton Mandelli, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Jaú; o prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini; os vereadores de Jaú Fernando Henrique da Silva, João Carlos de Toledo, José Aparecido Segura Ruiz, Lucas de Barros Flores, João Carlos de Lourenço, Ronaldo Formigão, José Fernando Barbieri (vice-presidente), Wagner Brasil de Barros (1º secretário) e Tito Colo Neto; o patrono da Academia Jauense de Letras, Adib Heraldo Jabour; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, das Polícias Civil e Militar, servidores da Justiça e cidadãos jauenses.      

 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP