Comunicação Social

Notícia

Corregedor-geral recebe título de ‘Cidadão Ribeirão-Pretano’

        O corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Hamilton Elliot Akel, recebeu ontem (7) o título de “Cidadão Ribeirão-Pretano”, concedido pela Câmara Municipal. A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do fórum.

        Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara, vereador Walter Gomes, disse que o dia era de festa para a cidade. Falou sobre o currículo do desembargador e destacou que o título é a maior honraria concedida pela Casa Legislativa. "Uma merecida láurea a quem sempre trabalhou com muito zelo e conduta ilibada, prestando relevantes serviços ao Estado." A prefeita Dárcy Vera declarou o que o título foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que aceitaram Elliot Akel como filho do município, para somar aos quase 700 mil habitantes.

        Sylvio Ribeiro, juiz diretor do fórum de Ribeirão Preto e coordenador da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que conhece o desembargador há mais de 25 anos, também fez uso da palavra. Citou o conceito do juiz ideal traçado pelo próprio corregedor e disse que também é o perfil de Elliot Akel. "O juiz ideal com que sonho respeita seus colegas, respeita os demais atores do processo, membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, e funcionários, tratando-os todos com a máxima urbanidade."

        O desembargador agradeceu a homenagem e as palavras carinhosas. "Não me julgo merecedor de uma honraria como essa. Vou receber como uma homenagem à instituição que integro e admiro muito. O TJSP não é somente composto por 360 desembargadores, é integrado por mais de dois mil juízes e 45 mil funcionários. Juntos, formamos o maior Tribunal do mundo e buscamos ser um grande Tribunal.”

        Em Ribeirão, Elliot Akel também realizou visita correcional ao Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) da 6ª RAJ, que completa seu primeiro ano de funcionamento. Ressaltou que o setor está funcionando muito bem e aproveitou para cumprimentar o juiz coordenador e corregedor do Deecrim, Luís Augusto Freire Teotônio, pelo trabalho.

        O corregedor visitou, ainda, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde também funciona o Núcleo Especial Criminal (Neecrim), iniciativa da Polícia Civil que concentra audiências conciliatórias de competência do Juizado Especial Criminal, como lesão corporal leve, ameaças, calúnia, difamação e acidentes de trânsito. Os acordos são homologados pelo juiz Junio Cláudio Campos Furtado.

        Outro motivo da viagem a Ribeirão foram as tratativas para instalação do projeto “Audiência de Custódia” na comarca, um esforço conjunto da CGJ com a Presidência do TJSP. "Uma experiência positiva que consiste na apresentação imediata da pessoa presa em flagrante, para que o juiz possa decidir sobre a conveniência e necessidade da manutenção ou não na prisão", disse.

        Prestigiaram o evento, o juiz substituto em 2º grau Alcides Leopoldo e Silva Junior; os juízes assessores da CGJ Rubens Hideo Arai e Jayme Garcia dos Santos Junior; o diretor do Instituto dos Magistrados Brasileiros, Ricardo Braga Monte Serrat; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco; o presidente da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto, Sérgio Oliveira Dias; os vereadores André Luiz da Silva, Cícero Gomes da Silva e Samuel Zanferdini;  demais magistrados; integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública; advogados; autoridades civis e militares; secretários municipais; servidores e público em geral.


        Veja mais fotos no Flickr.
 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP