Comunicação Social

Notícia

Servidores do TJSP participam de palestra do programa ‘Cuide do Coração’

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), promoveu hoje (17) mais uma edição do programa Cuide do Seu Coração, direcionado a servidores e magistrados. O evento aconteceu no auditório do edifício Gade 9 de Julho, na Capital, com 94 participantes, além da transmissão online para 84 comarcas do Estado.

        A abertura da palestra contou com a presença dos juízes assessores da Presidência Ricardo Felício Scaff e Deborah Ciocci. A magistrada fez uso da palavra para elogiar a iniciativa e ressaltar a importância do tema. O evento, alusivo ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 27 de setembro, busca divulgar informações sobre cuidado com a saúde, especialmente para o controle, diagnóstico precoce e tratamento de doenças cardiológicas.

        O educador físico Fábio Leandro Medina apresentou o projeto Medida Legal. A ação, que será implantada pela SAS em janeiro de 2016, consistirá em avaliar o impacto da prática saudável – atividade física, reeducação alimentar e estímulo à cessação do hábito do tabagismo – na aptidão física, qualidade de vida e diminuição do risco cardiovascular das pessoas que participarão do programa. Os servidores serão informados sobre os procedimentos de inscrição por publicação no Diário da Justiça Eletrônico, prevista para segunda-feira (21). Além disso, o palestrante incentivou a prática constante de exercícios e alertou que o sedentarismo mata duas vezes mais que a obesidade. “20 minutos de caminhada são suficientes para que a condição física do indivíduo melhore significativamente”, afirmou.

        A segunda parte do encontro abordou o tema Parada Cardíaca: Noções de Suporte Básico de Vida, com participação da médica judiciária Adriana Regina Perez Brito, coordenadora de Assistência à Saúde do TJSP, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/Incor). “A principal causa de mortalidade é manifestação de doença cardiovascular, como hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças cardíacas reumáticas e doenças arteriais coronárias”, explicou.

        A médica falou sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), para situações em que a vítima está inconsciente. “A chance de sobrevida é muito maior quando a iniciativa, inclusive de pessoas leigas, é eficiente por meio de massagens cardíacas, com compressões torácicas”, disse. Destacou que a demora de apenas quatro minutos no socorro pode ocasionar lesão cerebral e que dez minutos são suficientes para morte cerebral. “A corrente de sobrevida consiste em ajuda (ligar para serviço de saúde emergencial), massagem torácica, desfibrilação precoce (aplicação de uma corrente elétrica em um paciente por meio de aparelho) e socorro (suporte efetivo, com cuidados hospitalares).”

        
        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP