Comunicação Social

Notícia

Poder Judiciário é homenageado por três municípios paulistas

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, esteve nas cidades de Aguaí, Divinolândia e Brodowski para receber títulos de cidadania honorária em nome do Judiciário paulista.    
           
        Aguaí – Na sexta-feira (18), Renato Nalini recebeu a cidadania Aguaiana, de autoria do vereador Valdir Roberlei Garcia Pozzer.  O presidente da Câmara, vereador Izaias Pedro da Silva, falou em nome da Casa: “Ao completar 126 anos, a cidade adota o desembargador Renato Nalini de forma oficial, posto que no coração já o adotou há muito. É uma homenagem por seu trabalho e dedicação a toda população”. 
        A juíza diretora do fórum de Aguaí, Andressa Martins Bejarano, parabenizou a Câmara pela escolha do homenageado e aproveitou a oportunidade para agradecer a acolhida que recebeu ao chegar na cidade.
        O presidente Nalini afirmou que, com a homenagem, o Município passa a considerá-lo um igual, até mesmo um irmão. "Daí o valor da cidadania honorária, que remonta ao status civitatis, tão a sério levado pelos romanos, que nos legaram estrutura e densidade do nosso ordenamento jurídico."
        Participaram do evento os vereadores Valdir Roberlei Garcia Pozzer, Amauri Dutra dos Santos, Benedito Faria Ferreira, Claudinei Felício de Assis, Luis Antônio Milanez e Odair Costa da Silva; o promotor Marcio Clóvis Bosio Guimarães; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Aguaí, José Carlos Milanez Junior; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; advogados e servidores da Justiça.   
Veja mais fotos no Flickr.

        Divinolândia – Em cerimônia realizada na manhã de sábado (19) na Câmara e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Benedicto Aparecido Passoni, o presidente Renato Nalini foi agraciado com o título de “Cidadão Divinolandense”. "Diante da outorga desse título, quero que se sinta, a partir de hoje, irmanado com toda a população divinolandense. A homenagem é extremamente justa, pessoa que cumpre uma trajetória ímpar de seriedade no trato com o bem comum, lições de ética, respeito ao próximo e valores cristãos", disse Passoni ao desembargador.
        O autor do projeto de concessão do título, vereador Júlio César Pereira, destacou a competência do homenageado e seu caráter humanitário. "Ele não é somente presidente do Tribunal, mas um homem probo, catedrático e letrado, engajado em melhorar o mundo."             
        A juíza diretora do fórum de São Sebastião da Grama, Valéria Carvalho dos Santos, que responde por Divinolândia, também prestigiou a cerimônia: "Esse momento haverá de acompanhá-lo para sempre, como lembrança do reconhecimento de um povo, tão bem demonstrado por esse gesto magnânimo da Egrégia Câmara de Divinolândia", disse.             
        Renato Nalini agradeceu a homenagem e enalteceu a história da cidade, sua topografia, cachoeiras e mirantes, terra abençoada com água abundante. Pediu, ainda, que a população conserve matas e fontes, pois vivemos uma crise hídrica e muitas cidades sofrem e ainda sofrerão com a escassez. Também discursaram o prefeito Ismar Ernani de Oliveira e a presidente da OAB – Subseção de São Sebastião da Grama, Juliana Fernandes de Marco.         
        Prestigiaram a cerimônia o ex-prefeito de Divinolândia, Geraldo Fornari Júnior, representando o deputado federal Silvio Torres; os vereadores José Sérgio da Silva, Luis Fernando Ferreira de Paula Braga, Marco Antonio Coelho, Mauricio Pandolpho, Paulo Roberto Aurilietti e Sidnei Aparecido Gerônimo; o padre da Paróquia Divino Espírito Santo, Richard Strazza da Silva; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do 1º Grupamento de Divinolândia e 2º sargento da PM, Nelson Alves Rosa Júnior; advogados, servidores e munícipes em geral.    
Veja mais fotos no Flickr. 

        Brodowski – Ainda no sábado, Renato Nalini recebeu o título de “Cidadão Brodowskiano” e aproveitou para conhecer o museu "Casa de Portinari". No local, foi recebido pela diretora Angélica Fabbri, que mostrou o espaço e sua estrutura moderna e bem preparada. Angélica também apresentou um projeto anual que objetiva a participação de artistas da região e de outras cidades para compor obras a céu aberto. Neste ano, os muros da delegacia receberam diversas pinturas. 
        Renato Nalini também visitou o fórum e foi recebido pela juíza Carolina Nunes Vieira e servidores. Em seguida, dirigiu-se à Câmara, para a solenidade de outorga do título. O vereador Jeferson Antonio Miguel, autor do projeto, observou em seu discurso que o Brasil é um país de valores invertidos e que a crise brasileira é uma crise moral. "Por tudo isso, este momento é especial e sublime. Poucas são as oportunidades, neste país, de se honrar um brasileiro como José Renato Nalini, homem admirável, com uma trajetória de vida que dignifica nosso Estado e nação", afirmou. O presidente da Câmara, vereador Cristiano Dias Borborema, também enalteceu a trajetória do desembargador Nalini, assim como a juíza Carolina Nunes Vieira.
        Em seu discurso, o presidente do TJSP mencionou dois brodowskianos ilustres: Cândido Portinari e o ministro da Justiça no governo Sarney, Saulo Ramos. Ele agradeceu a generosidade da láurea oferecida pelos vereadores da cidade.  “Ser conterrâneo de Portinari é tudo o que um brasileiro almejaria alcançar um dia. Graças à generosidade da Câmara, chego a essa verdadeira glória.” 
        Estavam presentes ao evento os vereadores Artur Carlos Pereira Lima, Braz Gonçalves da Silva Filho, José Roberto Nunes dos Santos, Mario Fabbri Junior e Paulo Sergio Calefi; Renata Cristiane Martins, representando a presidente da OAB – Subseção de Batatais; o diretor jurídico da Câmara de Brodowski, William Cesar Guimarães Romeiro; os ex-prefeitos de Brodowski Antonio José Fabbri e José Grandi; o juiz de Franca, Aurélio Miguel Penna; a juíza de Orlândia, Ana Carolina Aleixo Cascaldi Marcelino; o oficial do Registro de Imóveis de Brodowski, Antonio Valdecir Bradasso Junior; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o delegado José Augusto Franzini de Almeida; o comandante do 2º Pelotão de Brodowski, Ricardo Lobo; demais autoridades da região, operadores do Direito e jurisdicionados.     
Veja mais fotos no Flickr.          

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / DG (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP