Comunicação Social

Notícia

São Roque e Santa Bárbara D´Oeste conferem títulos de Cidadão ao presidente do TJSP

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu na manhã desta quinta-feira (24) o título de Cidadão São Roquense. A homenagem foi conferida em sessão solene no plenário da Câmara Municipal da cidade.
        
A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional pela Banda Regimental de Música da Polícia Militar (Comando de Policiamento do Interior – CPI8), sob a regência do 1º Sargento PM Christiano Vaz Coelho - e pelas boas-vindas do presidente da Casa, vereador Flávio Andrade de Brito, que parabenizou o homenageado e sua trajetória profissional. “Fico muito feliz em presidir essa sessão e participar desse momento. É uma homenagem justa e oportuna”, disse.
        
O autor do projeto que concedeu a honraria, vereador Rafael Marreiro de Godoy, disse a todos que o momento é único. “Somos uma família aqui em São Roque e a partir de hoje o desembargador José Renato Nalini faz parte dela”, afirmou.
        
Para o ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar e ex-secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, juiz coronel Lourival Costa Ramos, é no município que começa a vida de um país. “Todos os anos em que vivi nessa terra admirei seus campos e o sorriso de sua população. Hoje São Roque está em festa, adotou José Renato Nalini – por escolha – como o seu mais ilustre filho. Que Deus o proteja em sua jornada”, concluiu.
        
Natural de São Roque, o juiz da 2ª Vara Judicial de Ibiúna, Luiz Fernando Angiolucci, também destacou as qualidades do homenageado, parabenizando-o pela honraria. “Foi o presidente da minha banca de concurso na Magistratura. Agora, retornando ao interior, fico muito feliz em encontrá-lo recebendo esse título.”
        
O subsecretário de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado, João Caramez, disse que o lema de José Renato Nalini é sábio, próprio de uma característica que carrega, a humildade. “Carrego uma grande admiração por ele, por sua incansável preocupação em oferecer melhores condições aos seus servidores. Quero parabenizá-lo por mais esse título. São Roque acaba de receber nessa manhã um grande filho”, afirmou.
        
O prefeito Daniel de Oliveira Costa enfatizou a importância do momento. “É uma honra muito grande conceder esse título a esse nobre jurista. Na verdade, quem ganha mais é a nossa comunidade. Também queria agradecer por pontuar, de uma forma tão importante, a questão da regularização fundiária na região. Receba-nos de braços abertos.”
        
Em seu discurso de agradecimento, o desembargador José Renato Nalini disse se sentir orgulhoso por pertencer a essa tradicional cidade. “Honra-me ser são roquense e por isso cumprimento a todos que me honraram com esse galardão. Agora, já são roquense, teria legitimidade para entoar o hino da cidade, com letra de Edson João Gonçalves e melodia de Cândio Francisco de Camargo”, finalizou.
        
Também destacaram em seus discursos qualidades do homenageado e suas contribuições para o Judiciário local os vereadores Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo, Etelvino Nogueira e Adenilson Correia; e o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de São Roque, Ronaldo Xavier.
        
A solenidade também foi prestigiada pelos juízes diretores dos fóruns de São Roque e Itu, Fabio Calheiros do Nascimento e Hélio Villaça Furukawa, respectivamente; pelos juízes da Comarca, Cassio Pereira Brisola e Flávio Roberto de Carvalho; pelos vereadores José Carlos de Camargo e Mauro Salvador Sgueglia de Góes; pelo chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; pelo comandante do 5º BPM/I, major PM Carlos Alexandre de Mello; pela suboficial da Aeronáutica do setor de Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Roque, Adriana Almeida da Silveira; pelo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção São Roque, Antonio Santo Possioti Júnior; além de magistrados, autoridades civis e militares, secretários municipais e cidadãos são roquenses. 
        Mais fotos no Flickr

        Santa Bárbara D´Oeste Em solenidade realizada na noite da mesma data, na Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, o presidente do TJSP recebeu o título de Cidadão Barbarense, de autoria do vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior (Juca), presidente da Câmara Municipal.
        
Juca revelou estar satisfeito e alegre ao conceder a honraria ao presidente. “Nalini é conhecido pela disposição para o diálogo e pela luta cotidiana por uma Justiça mais eficiente. Trata-se de um homem público que é exemplo para o nosso País.”    
        
Em seguida, o tenor e maestro barbarense Paulo Bellan fez apresentação da música “Nessum Dòrma” – ária da ópera Turandot, de Puccini, em homenagem a Nalini.
        
O prefeito Denis Eduardo Andia lembrou que foi durante a gestão de Nalini que ocorreu a criação da 2ª Vara Criminal e a elevação da Comarca de Santa Bárbara D’Oeste à 2ª Entrância. “Agradecemos por tudo o que o senhor realizou pelo município em curto espaço de tempo.” O corregedor-geral da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Chico Sardelli, o deputado estadual Aldo Demarchi e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santa Bárbara D’Oeste, Frank Vinicius Cones, parabenizaram o homenageado e elogiaram a Câmara Municipal pela iniciativa.
        
Além das autoridades acima citadas, também compôs a mesa de honra da solenidade o juiz diretor do Fórum da Comarca em exercício, Paulo Henrique Stahlberg Natal.
        
Renato Nalini ressaltou em seu discurso as qualidades do município. “Integrar, legal e afetivamente, esta comunidade conhecida em todo o Brasil como Pérola Açucareira, a Terra da Amizade, é galardão que ultrapassa as formalidades para instalar-se no íntimo recôndito das mais caras emoções.”
        
No encerramento da sessão solene, o tenor Paulo Bellan e sua filha, a soprano e regente Isabelle Cristina Bellan apresentaram as músicas “Ó Mio Bambino Caro” e “Com te Partiro”.
        
Prestigiaram a cerimônia os juízes da Comarca de Santa Bárbara D’Oeste, Eliete de Fátima Guarnieri, Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino, Marshal Rodrigues Gonçalves e Thiago Mendes Leite do Canto; os vereadores Antonio Carlos de Souza, Antonio Carlos Ribeiro, Celso Luís de Ávila Bueno, Ducimar de Jesus Cardoso, Emerson Luis Grippe e José Antonio Ferreira; o promotor de Justiça da Comarca, Luiz Fernando Garcia; os juízes do Foro Distrital de Hortolândia, Cinthia Elias de Almeida (diretora) e Vítor Gambassi Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Itu, Marcus Aurélio Rocha de Lima; o promotor de Justiça de Americana, Sérgio Claro Buonamici; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do 19º BPM/I – Americana, tenente-coronel PM Marcello Amaral Oliveira; o delegado de polícia de Santa Bárbara D’Oeste, Marco Antonio Braga Rodrigues, representando o delegado de polícia seccional de Americana; o oficial do cartório de Registro Civil, Benedito Simões Júnior; o oficial do cartório de Registro de Imóveis, Marco Antonio Zanatta; demais autoridades locais, membros da imprensa e convidados.

        Mais fotos no Flickr 

        Comunicação Social TJSP – AG e DI (texto) / DG e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP