Comunicação Social

Notícia

Judiciário paulista participa de evento para prevenção de abuso sexual contra crianças e adolescentes

        A juíza da Vara de Violência Doméstica da zona oeste da Capital (Foro Regional do Butantã), Tatiane Moreira Lima, participou de capacitação para a sociedade civil sobre formas de prevenção, identificação e enfrentamento de casos de abuso sexual, maus-tratos e agressão física e psicológica contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu na última sexta-feira (25), no auditório do CEU Anhanguera, e contou também com a participação de integrantes do Ministério Público, por meio de seu Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid), e do Instituto Sedes Sapientiae. Na plateia estavam 180 integrantes da ONG Centro de Apoio Comunitário de Perus.

        A primeira parte da capacitação teve como tema “Indicadores de abuso e procedimentos de proteção das vítimas”. Além da juíza Tatiane Lima, também falaram o promotor de Justiça da Infância e Juventude do Foro Butantã, Yuri Giuseppe Castiglione, e a representante do Instituto, Maria Amélia de Souza e Silva.

        Segundo o promotor, na maioria dos casos de violência sexual contra menores de idade o agressor é alguém próximo. “Estudos revelam que as consequências são maiores do que praticadas por pessoas alheias. A estratégia do abusador é se aproveitar da confiança depositada”, disse. Os palestrantes também fizeram questão de ressaltar a importância de se dar valor à palavra da vítima. “É preciso incentivar a criança a falar livremente o que passou, sem externar comentários de juízo”, ensinou a magistrada.

        Já a segunda etapa da capacitação foi sobre procedimentos nas varas da Infância e Criminal, sobre o Plano Nacional de Enfrentamento e a articulação da rede de apoio.  Participaram da mesa a promotora de Justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica do MP de
SP – Núcleo Oeste, Ana Paola Ambra, e a analista de promotoria e assistente social Maria Divanete Roverci, além da juíza Tatiane Lima e do promotor Castiglione.

        Após cada etapa foi aberto espaço para perguntas e troca de informações e experiências.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP