Comunicação Social

Notícia

Ministro Heli de Quadros é homenageado no TJSP

        A integridade e a dedicação à Justiça presentes na vida do Ministro Heli de Quadros foram lembrados ontem (30) por magistrados e familiares, em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

        Heli de Quadros nasceu em Cajobi (SP) em 1910. Ainda muito jovem, trabalhou em Cartório de Registro Civil e Tabelionato. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1937. Advogou e lecionou na cidade de Olímpia. Ingressou na Magistratura em 1943 e trabalhou em Orlândia, Bariri, Pinhal, Bragança Paulista e na Capital. No ano de 1969, foi promovido a ministro do Tribunal de Alçada Civil e, em seguida, ingressou no Tribunal de Alçada Criminal, onde se aposentou quatro meses depois.

        O desembargador Fábio de Oliveira Quadros, filho do homenageado, foi orador em nome da Corte e destacou a trajetória profissional do pai. “Sua passagem por este mundo foi e será lembrada pelo amor à família, ao trabalho e ao modo simples e recatado de viver. Dizia-me sempre: ‘com a honra não se transige’.”

        O juiz Jorge Alberto Quadros de Carvalho Silva falou em nome da família e lembrou das experiências que compartilhou com o homenageado. “Cresci admirando o magistrado que meu avô tinha sido e repetindo, quando criança, que queria ser igual a ele.”

        O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho, representou o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini. Ao encerrar a cerimônia, ressaltou a importância do resgate da memória de grandes vultos do TJSP. “A história, dizia Cícero, é a mestra da vida. E, do auxílio dessa professora, temos mais necessidade do que nunca.”

        Também prestigiaram o evento o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; as filhas do homenageado Helina Quadros Paes de Barros, Maria Cecília Quadros Carvalho Silva e Carmem Silvia de Oliveira Quadros; a nora Maristela; os genros Jorge Fauze e Antonio Federico; os netos Daniel, Maria Stella, Paulo Guilherme, Ana Carolina, Fernanda, Rafael, Luis Felipe, Antonio e Augusto; os bisnetos Joana, Luiz Felipe, Sophia Helena, Isadora Christina e Maria Theresa; demais familiares, autoridades civis e militares, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, convidados e servidores.

        
Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP