Comunicação Social

Notícia

Justiça de Carapicuíba promove inclusão cultural na cadeia pública

        A 2ª Vara Criminal de Carapicuíba, coordenada pelo juiz Mario Rubens Assumpção Filho, tem promovido iniciativas de inclusão cultural aos presos da cadeia pública. No mês passado, em parceria com a prefeitura, foi levado ao cárcere o Coral USP “Grupo Azul”, sob a regência de André Juarez, para oferecer ao presidiários o “Tributo a Raul Seixas”.

        O projeto de inclusão cultural no presídio vai além do coral. Recentemente o magistrado promoveu um jantar beneficente com o objetivo de arrecadar livros para a cadeia pública, onde está montando uma biblioteca. Uma cela foi reformada para esse fim e terá prateleiras e mesa de estudo. Pretende-se inaugurar o espaço ainda neste ano. 
        
Segundo o magistrado, que defende que os presos ganham novos horizontes por meio da leitura e geram perspectivas de um futuro melhor, “a cultura pode fazer a diferença”. Sua próxima aspiração é levar curso de alfabetização à cadeia também com a parceria da prefeitura.
        
Sobre o coral USP – Criado em 1967 pelo maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti, tem desenvolvido um estilo próprio ao aproximar o erudito e o popular, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. A trajetória artística lhe conferiu reconhecimento em âmbito nacional e internacional, recebeu o reconhecimento de público e crítica e cinco premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Apresenta-se para públicos variados, na comunidade universitária e fora dela, no país e no exterior. Já esteve nos EUA, Europa, África e na Argentina. Atualmente o Coral USP tem como diretor o professor Alberto Olavo Advíncula Reis e como pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda 
          
        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP