Comunicação Social

Notícia

Servidores participam de palestra sobre liderança, espiritualidade e relacionamentos no ambiente de trabalho

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (20) a palestra “Liderança, Espiritualidade e Relacionamentos no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelo consultor nas áreas de Gestão de Pessoas e Negócios Fábio Cristofolete. O evento, realizado pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e pela Escola Judicial dos Servidores (EJUS), aconteceu na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior. Ao todo foram 1.288 participantes – 180 na modalidade presencial e 1.108 na modalidade a distância (capital e interior).

        A abertura do encontro foi realizada pela juíza assessora da Presidência Deborah Ciocci. Para a magistrada, o objetivo é auxiliar os servidores que buscam aprimorar as relações com os colegas. “No ambiente de trabalho sempre há alguém que nos incomoda. O palestrante vai ensinar a lidar com isso”, disse.

        Cristofolete há mais de 35 anos presta serviços para companhias de diversos setores, como montadoras, bioquímicas e farmacêuticas. A partir dessa experiência, o consultor percebeu que “relacionamentos são o grande desafio de qualquer empresa”. Segundo ele, a resposta para esta dificuldade está nos líderes e na espiritualidade dos trabalhadores.

        O palestrante explicou que é no comportamento que a liderança se manifesta. Um líder ruim age demonstrando seu poder, forçando ou constrangendo os outros a seguir suas diretrizes. Um bom líder, por outro lado, atua por meio da autoridade, que Cristofolete conceitua como “a habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que é preciso, devido a sua influência pessoal”. 

        Para Cristofolete, uma forma de melhorar as relações interpessoais é pelo reconhecimento da espiritualidade, que ele considera “uma forma de energia que nos conecta através de pensamentos e sentimentos”. Apresentou exemplos de pesquisas científicas que mostram como emoções e palavras podem afetar o mundo físico positivamente ou negativamente. “Se vocês cuidarem dos seus pensamentos, vocês cuidarão da sua saúde”, ensinou. “A melhoria nas relações do ambiente de trabalho passa pela conscientização de que o que você pensa e fala faz mal para você mesmo e para os outros”. Ao final, respondeu a perguntas do público.

        Na opinião de Gilson Luis da Silva, do setor de estenotipia do Tribunal, o evento foi interessante por “tocar em temas complexos” de forma aberta e contextualizada. Sua colega Isabel Cristina de Oliveira, que atua na mesma área, destacou as dicas sobre autoconhecimento, pois “à medida que você se encontra, se conhece melhor, os benefícios se refletem no trabalho e nos relacionamentos”.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP