Comunicação Social

Notícia

Cândido Mota realiza primeira ‘Oficina de Pais e Filhos’

        A Comarca de Cândido Mota realizou sua primeira Oficina de Pais e Filhos, no último dia 2, sob coordenação dos juízes Juliana Dias Almeida De Filippo e André Figueredo Saullo. O projeto foi idealizado pela juíza de São Vicente, Vanessa Aufiero da Rocha, e replicado por outras comarcas do Brasil com o apoio do Conselho Nacional de Justiça. É direcionado a pais, mães e filhos que atravessam a difícil fase de um divórcio ou de uma dissolução de união estável, bem como enfrentam algum conflito relacionado à guarda ou regulamentação de visitas.

        A oficina oferece atendimento a casais e um espaço para reorganização familiar, onde crianças e adolescentes podem falar sobre seus sentimentos e expectativas em relação a esse momento novo em suas vidas, enquanto os pais são capazes de refletir sobre comportamentos e atitudes em relação aos filhos. No local, os integrantes da família são separados em salas distintas, onde assistem vídeos, fazem dinâmicas de grupo e têm a oportunidade de expor suas versões sobre a situação que estão passando.

        Os trabalhos aconteceram no prédio do Fórum de Cândido Mota e contaram com a participação de instrutores voluntários, que incentivaram os participantes a buscarem maneiras saudáveis de lidar com o conflito. O projeto não tem a intenção de buscar a reconciliação – embora isso possa ocorrer –, mas instrumentalizar as famílias que enfrentam conflitos jurídicos familiares. 

        Na ocasião, os magistrados agradeceram a colaboração da Prefeitura para a implantação do projeto, assim como a todos os instrutores voluntários. A previsão é que as oficinas sejam mensais.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Comarca de Cândido Mota (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP