Comunicação Social

Notícia

EJUS promove encerramento do curso sobre elaboração de documentos para assistentes sociais

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) promoveu hoje (5) o encerramento do curso Laudos, Relatórios e Pareceres Sociais, no Fórum João Mendes Júnior. A última aula do curso – ministrado quinzenalmente para assistentes sociais – contou com a exposição da assistente social Rita de Cássia Silva Oliveira sobre “Oficinas Avançadas, Crítica e Elaboração de Documentos”, a partir da discussão de casos.
        
As exposições abordaram aspectos conceituais e práticos da avaliação social no contexto do Poder Judiciário e sua transposição para documentos escritos, com a consideração de aspectos éticos e metodológicos. Durante o curso, também foram realizadas oficinas voltadas para a análise e crítica destes documentos.
        
Analisando pareceres dos participantes, a palestrante Rita de Cássia explicou que o critério de escolha do profissional sobre o que é sigiloso precisa ser visto com muito cuidado. “Assuntos sigilosos envolvem muito mais do que aquilo que a parte pede para não ser divulgado. Exige nosso discernimento”, disse. Também foi realizado um trabalho em grupo com leituras de laudos, onde os participantes opinaram, entre outros assuntos, sobre formas de contribuir para a efetivação de direitos com menos exposição da privacidade dos sujeitos.
        
Presente em todas as aulas, Gláucia Melo, assistente social de Cordeirópolis, parabenizou a organização do curso e a escolha dos profissionais que palestraram. “Permitiu-nos refletir sobre nossa prática, e isso para o serviço social é muito importante. Acabamos perdemos um pouco disso com a correria do cotidiano. As aulas nos proporcionaram uma garantia a mais da boa prestação do nosso serviço à população”, disse.
        
A assistente social da Comarca de Limeira, Valéria Barbosa, afirmou que o curso permitiu com que ela fizesse uma análise mais crítica sobre o que escreve. “Valeu muito a pena o esforço do deslocamento até aqui durante os dias de aula. Foi tão importante para o meu desempenho profissional que gostaria de sugeri-lo também para os recém-empossados no Tribunal, pois a matéria é muito significativa”, disse.
        
Ao final, o desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho agradeceu a todos os que participaram e disse que o objetivo das aulas é fornecer ferramentas para ajudar o servidor a desempenhar suas atividades de forma cada vez mais aprimorada. “Só dessa forma poderemos ter uma Justiça um pouco melhor, com menos erros e que colabore mais com a transformação das pessoas e da sociedade. É um trabalho inovador”, concluiu.    

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / PH e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP