Comunicação Social

Notícia

TJSP é vencedor do Prêmio Mário Covas 2015

Ao todo, foram 244 inscrições (200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal); o TJSP foi vencedor na categoria “Inovação em Processos Organizacionais”

        O Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Tribunal de São Paulo, sob a responsabilidade do coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, recebeu na noite de ontem (5), no Palácio dos Bandeirantes, a premiação máxima na área Inovação em Processos Organizacionais, com o projeto Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na 11ª edição do Prêmio Mário Covas.
        
O Prêmio Mário Covas é uma iniciativa do Governo do Estado realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Neste ano, foram inscritos 244 projetos, sendo 200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal.
        
O “Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo” trata-se de uma sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado de São Paulo. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.
        
Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, presente à cerimônia de premiação, “o reconhecimento da eficiência no trato das questões públicas retrata o alto grau de comprometimento que os integrantes da Polícia Militar têm para com o povo paulista. O Prêmio Mário Covas coroa um trabalho de dedicação integral que visa economia, mas, acima de tudo, busca atendimento eficaz na área de segurança”.
        
"Esse prêmio tem uma atualidade importante, porque ele busca prestigiar principalmente quem faz com menos e faz bem feito, como gostava de dizer o governador Mário Covas", lembrou o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro. Nesta edição estavam destacadas três áreas diferentes e em cada uma dessas duas categorias: inovação em serviços públicos, inovação em processos organizacionais e inovação em políticas públicas.
        
Nas três áreas de ambas as categorias foi escolhido um projeto. Entre os 59 finalistas (37 concorrendo em Gestão Estadual e 22 em Gestão Municipal) seis foram premiados e do seleto grupo ainda saiu os dois grandes vencedores da noite. Um em cada categoria. Houve também várias menções honrosas.
        
O Prêmio Mário Covas foi criado para reconhecer ações inovadoras de serviços públicos que gerem melhorias nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou em política pública. É também uma valorização dos servidores estaduais e municipais e um estímulo para a geração de conhecimento na Administração Pública paulista.
        
A avaliação e o julgamento ficaram a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA). Projeto que tem coordenação do professor, economista e consultor em Gestão Pública Hélio Janny Teixeira. As bancas de julgamento, que contaram com a participação de outros especialistas, foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

        CONHEÇA TODOS OS PROJETOS VENCEDORES

        1º NA CATEGORIA ESTADUAL
        Área: Inovação em Políticas Públicas
        
Programa de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência
        Instituição: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
        Responsável: Luiz Carlos Lopes (coordenador do programa)

        O programa prevê um novo serviço inédito de atendimento policial e social a pessoas com deficiência vítimas de violência. O Estado de São Paulo abriga 9 milhões de pessoas com deficiência e houve, nos últimos anos, um crescimento nos relatos de casos de violência contra essa população. Já temos hoje a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, e o programa prevê a capacitação de 12 mil servidores públicos para colocar em operação esse novo serviço especializado.

        1º NA CATEGORIA MUNICIPAL
        Área: Inovação em Serviços Públicos

        Ação Integrada da Subprefeitura do Itaim Paulista
        Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo
        Responsável: Miguel Angelo Gianetti (subprefeito do Itaim Paulista)

        Superando obstáculos administrativos e políticos, a Subprefeitura do Itaim Paulista desenvolve um projeto que integra efetivamente ações do setor público. A “Ação Integrada” consiste em organizar uma praça itinerante de serviços e políticas públicas, em sistema de rodízio. A inovação está em juntar órgãos e instâncias de governo, setor privado e ONGs, que conseguem oferecer, juntos, uma cesta com mais de 150 serviços. Para a população, o principal resultado é a efetiva presença do Estado num território vulnerável. Para a administração, o método induz a sinergias que promovem a economicidade e a qualidade do gasto público.

        OUTROS PROJETOS PREMIADOS

        Categoria Estadual
        Área: Inovação em Serviços Públicos
        
Sistema Radar
        Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo
        Responsável: Adilson Pereira de Carvalho (diretor de telemática)

        O Sistema Radar concentra informações de variadas fontes, permitindo agilidade na fiscalização do trânsito e na pesquisa de dados sobre os veículos, gerando alertas automáticos e em tempo real para todas as viaturas próximas do radar para a interceptação do veículo. Além da complexidade tecnológica, envolve a integração com outras instituições e níveis de governo, com destaque para os municípios e polícias rodoviárias. Em seus próximos estágios, o sistema contará com 843 pontos de fiscalização e 2.000 câmeras.

         Área: Inovação em Processos Organizacionais
         Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

        
Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo (TJSP)
        Responsável: Washington Luiz Gonçalves Pestana (chefe da assessoria)

        Trata-se de uma sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado de São. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.

        Categoria Municipal
        Área: Inovação em Processos Organizacionais
        
Programa de Combate ao Desperdício de Água
        Instituição: Prefeitura de Suzano
        Responsável: Alexandre Bueno Miranda (assistente técnico)

        O programa conta com a parceria da Sabesp e prevê atividades de educação ambiental para alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos para evitar o esperdício e enfrentar a crise hídrica. O projeto envolveu professores, diretores, supervisores e funcionários de escolas, que foram multiplicadores do programa, reforçando a conscientização sobre a importância do uso racional da água.

        Área: Inovação em Políticas Públicas
        Observatório da Educação – Educatu
        
Instituição: Prefeitura de Botucatu
        Responsável: Juliano Bacchi (coordenador do departamento de TI)

        Um conjunto de softwares, num único portal, permite a gestão centralizada de vagas e transferências entre as unidades escolares, acompanhamento de frequência e ocorrências escolares. A iniciativa facilitou a tomada de decisões com transparência. Algumas ferramentas são próprias para facilitar a inclusão de notas e ocorrências escolares, passíveis de verificação também pelos alunos e seus pais.

        *Com informações do Portal do Governo do Estado

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) /  Site Governo SP (foto e arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP