Comunicação Social

Notícia

Mário Cortella profere palestra a servidores e juízes do TJSP

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta terça-feira (10), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, a palestra Ética, Indivíduo e Sociedade, com o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella. O evento foi realizado por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS)

        Na abertura, o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, falou sobre a importância de oferecer ao maior patrimônio do Tribunal paulista – o funcionalismo – encontros com pessoas que podem mudar a forma de encarar a vida. “Nesse momento tão dramático que vive a população brasileira, precisamos resgatar a autoestima, prestigiar valores e encarar com esperança o amanhã. Cortella é um pensador, mas acima de tudo, é um sedutor. E é muito bom ser seduzido pela ética, matéria-prima de que o Brasil tanto necessita. Estamos muito felizes com sua presença aqui, Cortella, fico imensamente orgulhoso”, disse.

        Ao convidar servidores e magistrados a fazer uma reflexão sobre os valores adotados diariamente, Mário Sérgio Cortella explicou que a ética não é um cosmético que serve para enfeitar o rosto, é a proteção da decência e está ligada à liberdade de decidir sobre as três grandes questões da vida humana. “Quero, posso e devo. Nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo, e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. Ética está ligada à capacidade de escolher, decidir e julgar por si mesmo”, afirmou.

        O filósofo também explicou que nenhum de nós está imune ao desvio ético. “É uma plantinha fraca que precisamos regar todos os dias, pois vivemos dilemas o tempo inteiro. Tem gente que fala em ética, mas aos 40 anos possui carteira de estudante para pagar meia-entrada, pois o genro arrumou. Tem gente que fala em ética, mas possui dificuldades para registrar a empregada doméstica. Se ética não é cosmético, se eu e você vivemos dilemas, precisamos ficar atentos. Milhares de pessoas encontram a ocasião todos os dias, mas não degeneram.”

        Ao final, o convidado recebeu um certificado de participação do TJSP. O encontro também foi prestigiado pelo presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe, e pelo presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Leonardo Sica.


        Mais fotos no Flickr.
        Vídeo youtube

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP