Comunicação Social

Notícia

Biritiba Mirim e Ibaté prestam homenagens ao Judiciário paulista

        Na última quarta-feira (11), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, pelo Decreto Legislativo 5/15, recebeu o título de honorífico de “Cidadão Biritibano”, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Biritiba Mirim, conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Fabio Faquim de Oliveira.

        Para o autor do projeto de lei, vereador Marcelo Batista de Miranda Melo, que saudou o homenageado, a tarefa honrosa, em momento em que os exemplos na política deixam a desejar, foi facilitada em razão da obra e carreira de José Renato Nalini. “O Estado só é forte quando as instituições são fortes”, disse, lembrando que o excesso de demandas no Judiciário demostra que “temos uma sociedade doente”. Coincidindo com o que prega o presidente Nalini, Marcelo Batista de Miranda Melo falou sobre os benefícios da conciliação, como a forma mais acertada de a população resolver seus pequenos conflitos.

        O prefeito Carlos Alberto Taino Junior agradeceu a presença de todos e, dirigindo-se ao presidente Nalini, asseverou: “ser biritibano o traz mais perto de nossa cidade, de nossa gente, de nossos corações”.

        Em seu agradecimento, Renato Nalini elogiou o trabalho do magistrado Bruno Machado Miano, ressaltando que cada diretor de fórum representa o presidente do Tribunal em sua localidade, e conclamou os advogados e povo a aderirem aos meios conciliatórios. “Em nome dos 150 anos do Tribunal de Justiça aceito a honraria que compartilho com todos os integrantes do Judiciário paulista.”            

        À cerimônia estiveram presentes a primeira-dama, Roberta de Oliveira Taino, o vice-prefeito, José Cury Andere Filho, os vereadores Adriana Rufo Freitas, Carlos De Araújo, Jorge Mishima, José Pereira da Silva Neto, José Rodrigues Lares, Lourival Bispo de Matos e Valdivino Ferreira dos Santos; o juiz da Vara da Fazenda Pública e diretor do fórum de Mogi das Cruzes, Bruno Machado Miano; o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o subchefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente coronel PM Paulo Baltasar Júnior; o advogado Jonathan Contieri Sampaio, representando a 33ª Subseção da OAB Mogi das Cruzes; a tabeliã de Biritiba Mirim Fabiane Queiroz Mathiel Dattore; autoridades civis e militares, imprensa e cidadãos biritibanos.

 

        Mais fotos no Flickr.
        

        Ibaté – Em cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lindolfo Jovenal Duarte, foi concedido, nesta sexta-feira (13), o título de “Cidadão Ibateense” ao presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini.

        O vereador Luis Marino da Silva, proponente da homenagem, discursou em nome da Casa Legislativa, ocasião em que agradeceu ao desembargador o empenho na aprovação de lei que elevou os foros distritais a comarca, caso de Ibaté. Também destacou o currículo de Nalini na Magistratura, como escritor e professor. “Nos orgulhamos de tê-lo entre nós, como cidadão ibateense. Sabemos que Vossa Excelência se aposentará no final deste ano e, com sua vitalidade intelectual, estamos certos de que permanecerá pleno na defesa por um mundo mais justo e mais humano. Receba dos amigos de Ibaté, seus novos conterrâneos, o melhor incentivo para que alcance suas metas. E sempre que puder visitar esta terra, estaremos de braços abertos”, disse o vereador ao presidente Nalini.

        Também compuseram a mesa de honra do evento o deputado federal Lobbe Neto e o prefeito Alessandro Magno de Melo Rosa, que fizeram uso da palavra para parabenizar os vereadores pela iniciativa. “A Justiça merece essa homenagem, porque hoje é uma das instituições mais aplaudidas pela população”, disse Lobbe Neto. “Ibaté tem muito a agradecer pela elevação à comarca”, falou o prefeito, que também entregou uma placa em homenagem ao Judiciário.

        Em seu discurso, Renato Nalini falou sobre seus laços com a cidade, que visitava quando criança, ao lado do pai, para rever amigos da família Buzzo, que também prestigiaram a cerimônia. Também falou de sua gratidão pelo gesto dos vereadores ao concederem o título: “Ser ibateense me orgulha muito. O que pude fazer por Ibaté foi lutar para que o Foro Distrital viesse a se tornar comarca, o que significa plena emancipação judiciária”.

        Também prestigiaram a solenidade os vereadores de Ibaté Antonio Inacio Barbosa, Fabio da Silva Gomes, Geraldo de Sousa Oliveira, Mário Alberto Frigieri Junior, Sidnéia Monte; o vice-prefeito de Ibaté, Horácio Carmo Sanches; o vice-presidente da Câmara de São Carlos, Marco Antonio Amaral, representando o presidente; o juiz de Ibaté, Eduardo Cebrian Araújo Reis; o juiz diretor da Comarca de São Carlos, André Luiz de Macedo; o promotor de Ibaté, José Carlos Monteiro; o defensor público da Regional de São Carlos, Joemar Rodrigues Freitas, representando o defensor público-geral; o comandante do 38º BPM-I, tenente coronel PM Alexandre Welington de Souza; o subcomandante do 38º BPMI, major PM Adalberto José Ferreira; o delegado de polícia de Ibaté, Wilton Gonçalves; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção São Carlos, Renato Cassio Soares de Barros, representando o presidente da seção São Paulo; o assessor do deputado estadual Ismael Cerminaro, representando-o; o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Ibaté, Vitor José Reis; os senhores José Ubaldo Buzo, Maria de Lourdes Buzo Soares e Laerte Aparecido Soares; demais autoridades, advogados, servidores e jurisdicionados.

        Mais fotos Flickr      

        Comunicação Social TJSP – RS e CA (textos) / AC e GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP