Comunicação Social

Notícia

Faculdade Integral Cantareira realiza júri simulado no TJSP

        Estudantes do curso de Direito da Faculdade Integral Cantareira realizaram hoje (13) júri simulado em um lugar especial: o histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça. Alunos do quarto e do quinto anos participaram como promotores, advogados, testemunhas, jurados, escreventes, serventuários e escolta policial na composição de um caso real, em que o réu tentou matar seu vizinho a tiros após discussão. O Conselho de Sentença – formado por seis mulheres e um homem – absolveu o réu, mesmo resultado do julgamento real.  Além dos estudantes que promoveram a simulação, alunos de outras turmas acompanharam os trabalhos: no total, foram 70 participantes.

        O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Avaré, Edson Lopes Filho, atuou como presidente do júri. “Essa prática permite que os alunos participem de atividades jurídicas e ganhem experiência”, falou o magistrado.  O coordenador do curso de Direito, José Guida Neto, ressaltou que há cinco anos a faculdade realiza o júri simulado no Palácio da Justiça. “Respirar esta atmosfera tem um valor inestimável na vida dos alunos”, afirmou. A professora de Processo Penal e do Núcleo de Práticas Jurídicas, Cristiane Simões, se mostrou satisfeita com o desempenho do grupo. “Os alunos se sentem especiais ao realizarem esse tipo de prática no  Tribunal de Justiça”.

        Thais Caroline Nascimento de Sousa, aluna do primeiro ano do curso, aprovou a experiência. “É muito importante, desde o inicio dos estudos, podermos nos ambientar com as práticas e situações apresentadas no júri”.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 3112-1246.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação social TJSP – SO (texto) / AC e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP