Comunicação Social

Notícia

TJSP lança Curso Prático de Libras para magistrados e servidores

Inscrições vão até quinta-feira (5).
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), promoveu ontem (2) o lançamento do Curso Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado ao público interno. O evento foi transmitido pelo Teams com interpretação simultânea em Libras. Cerca de 560 servidores acompanharam o evento, que teve a participação do professor Rimar Ramalho Segala, doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e da servidora da Diretoria de Comunicação Social do TJSP e especialista em Interpretação de Libras, Talita Pereira Messias, que ministrará o curso.
O coordenador da Caps e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do TJSP, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, abriu a cerimônia exaltando a iniciativa, realizada pela Caps com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Secretaria da Presidência (SPr). O Curso Prático de Libras tem o objetivo de capacitar magistrados e servidores a se comunicarem por meio da Língua Brasileira de Sinais, de modo a ampliar a interação com surdos, garantindo o acesso deste grupo de pessoas ao Judiciário paulista. “Esta é apenas uma das ações que a Caps vem desenvolvendo para contribuir com a redução de barreiras à acessibilidade”, afirmou Mathias Coltro.
“O curso constitui uma abertura muito importante na área de acessibilidade e inclusão, pois quem aprende Libras não se torna um mero falante de outra língua, mas um mediador na comunicação com as pessoas surdas”, destacou Talita Messias. Segundo a servidora, ao aprender a Libras, aprende-se, também, sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Rimar Segala, surdo de nascença, compartilhou com os participantes um pouco de sua história para contextualizar a importância do curso prático de Libras do TJSP na promoção da acessibilidade da comunidade surda aos serviços públicos. Nascido e criado numa família de surdos – pai, mãe, irmã e avós –, Rimar achava que seu modo de se comunicar com o mundo e com as pessoas ao seu redor, por meio dos olhos e das mãos, era o habitual. Apenas aos sete anos de idade descobriu que outras pessoas se comunicavam de forma diferente, usando os ouvidos e a boca, e que os ouvintes eram a maioria. “As pessoas nos rotulam, mas somos normais, temos direitos iguais, pagamos impostos como todo mundo. O surdo, hoje, estuda e escolhe o que vai cursar na faculdade, porque sabe que tem direito a um intérprete em sala de aula, por exemplo”. Por fim, Rimar classificou a falta de compreensão e de comunicação entre surdos e ouvintes como a grande barreira a ser vencida. “Este curso de Libras do TJSP traz uma tranquilidade para nós, surdos, porque sabemos que teremos nosso acesso facilitado pelos funcionários”, concluiu.

Além desta iniciativa, o Tribunal também implementou em seu site aplicativo que traduz conteúdos digitais para Libras, facilitando o acesso para pessoas surdas. O mesmo aplicativo foi implementado no Portal do Servidor.

 
Curso Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
As inscrições para o Curso Prático de Libras (disponíveis apenas para magistrados e servidores do TJSP) começaram ontem e terminam na próxima quinta-feira (5). As aulas estarão disponíveis aos inscritos pela plataforma Moodle TJSP a partir da próxima segunda-feira (9) até 3/9, e poderão ser acessadas em qualquer dispositivo (computador, tablets ou smartphones). Entre os conteúdos abordados estão conceitos gramaticais e linguísticos básicos da língua, prática do alfabeto manual, numerais, frases e termos para comunicação básica no atendimento a pessoas surdas e introdução a sinais específicos da área da Justiça e do Direito, além de atividades interativas e esclarecimento de dúvidas em fórum.
A iniciativa atende à meta 20.1, estabelecida no Planejamento Estratégico de 2021 do TJSP, de acordo com a Resolução 401/21 do Conselho Nacional de Justiça, visando promover a acessibilidade e inclusão no Judiciário paulista, capacitando magistrados e servidores de todo o Estado para atendimento básico ao público usuário da Língua Brasileira de Sinais. 
 
Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (reprodução e arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP