Comunicação Social

Notícia

Tatuí recebe novo fórum

        O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Marco César Müller Valente, representando o presidente Antonio Carlos Viana Santos, recebeu hoje (20/9) o novo prédio do fórum de Tatuí, cidade localizada a 131 quilômetros da capital, com cerca de 110 mil habitantes. Tatuí pertence à 22ª Circunscrição Judiciária, com sede em Itapetininga, e é coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares.
        O prédio onde funciona atualmente o fórum foi inaugurado  em julho de 1972 e o entregue hoje teve sua construção iniciada em março do ano passado. A mudança estará concluída até o final deste ano.
        A solenidade marcou também a entrega por parte do governo do Estado, do Museu Histórico Paulo Setúbal e do novo prédio da Fatec – Faculdade de Tecnologia de Tatuí.
        O desembargador Marco César Müller Valente, ao começar o discurso, relembrou um pouco da história da Comarca de Tatuí, criada por lei em 1877 e instalada naquele mesmo ano. Müller Valente falou do prazer em estar presente em momento tão significativo para a população da cidade. Ele, também, ressaltou a grandiosidade da Justiça estadual ao citar que o Judiciário dos estados recebeu no ano passado (segundo estatísticas do Conselho Nacional de Justiça) 74% das novas ações distribuídas, cabendo aos juízes paulistas a tarefa de analisar quase 5,5 milhões de novos processos.
        Ao final, o desembargador Müller Valente parabenizou os juízes de Tatuí pelo recebimento de sua nova casa de trabalho, que atenderá também à população dos municípios de Cesário Lange, Guareí e Capela do Alto.
        O Judiciário local tem 72.873 processos em andamento (julho/10) dos quais 1156 deram entrada somente naquele mês. Tatuí possui três Varas Cíveis; uma Vara Criminal, do Júri e Execuções Criminais; uma Vara Criminal, da Infância e Juventude e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. A juíza diretora do fórum é Ligia Cristina Berardi Ferreira.
       À solenidade estiveram presentes o governador Alberto Goldman; o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme; o secretário chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Guimarães Marrey; o secretário de desenvolvimento, Luciano Santos Tavares de Almeida; o secretário da Cultura Andrea Matarazzo; o procurador de Justiça José Reynaldo de Almeida, representando o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira; o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; o presidente da Câmara de Tatuí José Tarcísio Ribeiro; os juízes assessores Sérgio Rui Fonseca (da presidência do TJSP) e Carlos Dias Mota (da Corregedoria Geral da Justiça, representando o corregedor-geral).
        Além da juíza diretora do fórum, também participaram da solenidade os juízes de Tatuí Caio Moscariello Rodrigues, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, Vilma Tomaz Lourenço Ferreira Zanini e Diogo Correa Morais Aguiar e os de Itapetininga Aparecido César Machado e Rafael Brangagnolo Takejima.

        Assessoria de Imprensa TJSP - RP (texto) / AC (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP