Reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão aborda avanços do TJSP no assunto
Diversas práticas e ferramentas inclusivas foram debatidas.
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo se reuniu, nesta sexta-feira (11), no Fórum João Mendes Júnior, para tratar de temas relacionados às práticas e ferramentas que tornam o TJSP ainda mais inclusivo. A reunião foi conduzida pelo coordenador da Diretoria de Apoio aos Servidores (DAPS) e presidente da Comissão, desembargador Irineu Jorge Fava, e contou com a presença dos juízes assessores da Presidência Ricardo Dal Pizzol (Gabinete Civil Executivo) e Alexandre Andretta dos Santos (Recursos Humanos - Capital e 2º Grau), da diretora da DAPS, Patrícia Pucci, e dos demais integrantes do grupo.
Entre os principais temas abordados na reunião está a implementação do curso acessível para desempenho de tarefas com o leitor de telas JAWS, sistema destinado a magistrados e servidores com deficiência visual. Ele será disponibilizado a partir do dia 21 de novembro, na plataforma Moodle. “Essa é uma grande vitória do Tribunal, com amplo apoio da Presidência. É algo inédito e mostra que o Judiciário Paulista está sempre na vanguarda, sendo exemplo para as demais unidades da Federação”, destacou o desembargador Irineu Jorge Fava.
A reunião também trouxe assuntos como os cursos de capacitação sobre inclusão a gestores e agentes de fiscalização do TJSP, que estão em etapa final de elaboração; a criação da página de acessibilidade do Tribunal; a disponibilização da barra de acessibilidade nos serviços do Portal e-SAJ, a partir do dia 16 de novembro; a regularização da acessibilidade no SAJPG5; a proposta de contrato junto à ICOM para a disponibilização de curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores que atuam nas diversas comarcas do Estado, bem como terceiros interessados; a renovação do teletrabalho em virtude da recente determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para retorno ao trabalho presencial; e outras demandas levantadas pelos integrantes da Comissão.
O desembargador Irineu Jorge Fava agradeceu o apoio da Presidência do TJSP em relação às pautas da Comissão e enalteceu os avanços do Tribunal em acessibilidade e inclusão, fruto do empenho de todos os magistrados e servidores que compõem o grupo. “Os resultados são palpáveis: se compararmos com um ano atrás, podemos ver quantas vitórias nós conquistamos”, afirmou. “Com disposição, vontade de fazer e trabalho dentro de padrões razoáveis, tudo tende a dar resultado. Todos aqui presentes são peças fundamentais nesse processo de conscientização, tanto que já estamos exportando nossa experiência para outros tribunais”, concluiu o magistrado.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficialwww.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp