Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça tem novo desembargador

        O magistrado Luis Fernando Nishi tomou posse nesta segunda-feira (18/10) como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos. A Corte agora conta com 356 desembargadores.
        O desembargador Ruy Coppola, orador em nome do TJSP, através de uma fábula nipônica, traçou a personalidade do novo desembargador de forma detalhada. “Posso dizer que por onde ele passou espalhou seriedade e competência”, afirmou.
        Em seu discurso, Luis Fernando Nishi disse que o momento é de imensa e incontida alegria. “Tenho a toga que visto inflada pelo orgulho de pertencer a este Tribunal. Honra-me ostentá-la, não como sinal de prepotência ou falta de humildade, mas como demonstração de que muito fiz para merecer vesti-la. Sinto-me mais motivado do que nunca a enfrentar um novo começo, uma nova fase da minha vida. Orgulho-me de integrar a maior Corte de Justiça deste país, não apenas grandiosa na sua estrutura, mas gigante pela sua significância representativa no pilar tripartite dos Poderes constituídos”, afirmou. 
        Para Nishi, enquanto nos deparamos com crises institucionais, num verdadeiro processo de desmoralização dos Poderes da República, não há o que falar em descrédito com a Justiça. “A atuação dos membros do Judiciário deste Estado é exemplar, com dados que engrandecem cada um dos seus integrantes, seja de primeiro grau como também do tribunal, com extenuante dose de sacrifício, própria dos magistrados paulistas. Reafirmo, portanto, a confiança depositada no Tribunal de Justiça de São Paulo, Corte esta da qual passo a fazer parte como efetivo desembargador”, concluiu. 
        Luis Fernando Nishi nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e ingressou na magistratura em 1985 como juiz substituto em Andradina. Passou pelas Comarcas de Guararapes, Barueri e São Bernardo do Campo até chegar a 10ª Vara da Fazenda Pública da capital. 
        Em 2004 foi removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau, com atuação na 4ª Câmara de Direito Público entre dezembro de 2004 até janeiro de 2006, e na 31ª Câmara de Direito Privado, no período de janeiro de 2008 a setembro de 2010.
        À solenidade estiveram presentes, entre outras autoridades, o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Gonçalves Úngaro representando o governador; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Massami Uyeda; o vice-presidente do TJSP, desembargador Marco César Muller Valente, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha;  o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla; o subprocurador-geral do Ministério Público de São Paulo, Francisco Stella Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel Clóvis Santinon; o 3º subdefensor público geral de São Paulo, representando a Defensoria Pública Central Luis César Rossi Francisco; o cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi; o deputado estadual Antonio Salim Curiati; o desembargador Celso Luiz Limongi, ex-presidente do TJSP, convocado junto ao Superior Tribunal de Justiça; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; o procurador de Justiça e vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Antonio Luiz Benedan; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, Marcos da Costa; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Fábio Ferreira de Oliveira; o coronel PM Deni Sérgio Sabatini e o decano da Academia Paulista de Letras,  Paulo Bonfim. 
        O presidente do TJSP Antonio Carlos Viana Santos encerrou a cerimônia desejando sucesso ao novo empossado.
        
        Assessoria de Imprensa TJSP – AG (texto) / AC (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP